Por Milene Silva
Na manhã desta terça-feira (27), os representantes do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano se reuniram na sala de reunião da sede da Prefeitura para discutirem sobre questões de limpeza pública e meio ambiente da cidade de Picos.
A secretária de obras, Paula Pio, comentou sobre a retomada do conselho nesse ano de 2024.
“Nessa reunião, a gente discutiu algumas mudanças, posse de conselheiros novos, debatemos vários pontos sobre questões de acessibilidade, falamos também sobre limpeza pública, sobre questões ambientais da nossa cidade, vários assuntos relacionados não só a Secretaria de Obras, mas foi uma reunião que abrangeu vária secretarias. Debatemos, conversamos e estamos retomando esse conselho nesse novo ano que se iniciou em 2024. As reuniões já estavam acontecendo, o conselho já está completando um ano, as reuniões aconteciam bimestrais e vamos retomar, ter reuniões mais frequentes porque a de hoje foi muita produtiva. E vamos entrar em ação”, destacou a secretária.
Na ocasião, o vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), Edmo Campo, falou sobre as estratégias discutidas.
“Viemos apresentar o nome de dois arquitetos no Conselho Municipal, o arquiteto e urbanista Plínio e a Regina. Discutimos vários assuntos, demandas da cidade, tantos nos aspectos urbanísticos, ambientais, acessibilidade, trânsito, tivemos a participação de vários órgãos. Acredito que o mais relevante que a gente pôde trazer como ponto de pauta nessa reunião, especificamente, foi a necessidade urgente da cidade de Picos atualizar seu plano diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Então, se faz necessário o início dessa atualização para atender as demandas atuais do município e para isso nada melhor do que a participação de arquitetos e urbanistas nesse plano de diretor participativo”, comentou Edmo Campos.
O engenheiro civil, conselheiro estadual do CREA/PI e tesoureiro da Associação dos Engenheiros de Picos, Francisco Brito, falou sobre a presença do CREA no Conselho Municipal.
“O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia está presente, aqui na reunião, a pedido do presidente Alan Michel. Discutimos hoje em relação à modificação do plano diretor, porque a gente entende que já faz 16 anos, então não consegue mais atender as demandas da cidade de Picos e também em relação a algumas ações que o conselho vai trazer para o município de Picos, para melhora a questão da urbanização da cidade”, ressaltou.
CCOM/PMP