A notícia da renúncia da candidatura a vice-prefeito de Picos de José Néri de Sousa (PTB), na noite do último sábado (24), não deixou de ser uma grande surpresa, provocando as reações mais diversas sobre essa baixa na chapa liderada pelo candidato Gil Paraibano (PP). Enquanto muitos apoiadores dos dois ex-prefeitos demonstravam fé que essa mudança não impactará a candidatura de Gil Paraibano, líder nas diversas pesquisas divulgadas, outros faziam críticas a situação e reforçavam os nomes dos candidatos nos quais devem votar no dia 15 de novembro.
Como sempre, os usuários das redes sociais foram rápidos em comentar a situação e expressar os seus pontos de vista. Um dos primeiros foi o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (sem partido), que publicou postagens apoiando a nova candidata a vice-prefeita, Xandu Néri, filha do ex-prefeito José Neri e que é a sua substituta na chapa de Gil Paraibano.
O prefeito já declarou apoio a Gil Paraibano e vem pedindo votos para ele, embora não participe dos eventos oficiais da campanha, uma vez que o PTB, liderado por Zé Neri, não quer a sua presença de forma alguma.
Em contrapartida foram muitos os memes ironizando a situação e os motivos pelos quais Zé Neri renunciou, lembrando que o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a impugnação da sua candidatura, alegando que ele é inelegível. O ex-prefeito chegou a declarar que estava recorrendo e se mostrava confiante em reverter essa ação.
Querendo ou não, Zé Néri é um dos prefeitos mais controversos de Picos das últimas décadas. Lembrando que ele foi vice-prefeito de Abel de Barros Araújo, entre 1983-1989, elegendo-se depois prefeito e governando de 1989 a 1992. Em 1996 ele voltou ao cargo de prefeito e se reelegeu no ano 2000.
Em 2008 Zé Neri chegou a se candidatar contra Gil Paraibano, mas os votos recebidos por ele não foram contabilizados pela justiça eleitoral naquele pleito. Nas eleições de 2012 e 2016 Zé Neri participou como apoiador das candidaturas de Kléber Eulálio e do atual prefeito Pe. Walmir, que se sagraram vitoriosos nos respectivos pleitos.