DestaquesEducação

Promissores: alunos do IFPI de Picos conseguem aprovação para mestrado em física na UFRPE

Marcos André e Flávio José. Foto: arquivo dos entrevistados

Os alunos do curso de Licenciatura Plena em Física do IFPI – Campus de Picos, Marcos André Araújo de Sousa, 22 anos, e Flávio José de Carvalho Sousa, 21 anos, foram aprovados para o mestrado acadêmico em Física Aplicada (Área de Física Teórica e Computacional) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Eles vão estudar no Campus Dois Irmãos, em Recife.

Os estudantes seguem um dos caminhos oferecidos pelo IFPI, que além do ingresso no mercado de trabalho, também possibilita aos alunos, através das graduações, seguir progredir nos estudos, tendo acesso às áreas mais elevadas do ensino, pesquisa e extensão.

Marcos André. Foto: arquivo do entrevistado

Em entrevista ao Boletim do Sertão, Marcos André disse atribuir a conquista aos seus pais e ao IFPI, instituição que lhe proporcionou amplas possibilidades de aprendizado para além da sala e aula. “Além das ferramentas relacionadas ao estudo em si, também, através do IFPI, tive contato com vários programas (como PIBID, Residência pedagógica e algumas monitorias que participei ao longo do curso) que além de me engrandecer como pessoa, também incrementaram bastante meu currículo, que conta bastante para a classificação do Mestrado”, relatou.

Marcos André ressaltou a estrutura oferecida pelo IFPI, bem como a qualificação do corpo docente da instituição. “Há uma biblioteca com um acervo considerado de livros que ajudam bastante no estudo, além de claro os professores serem muito qualificados e assertivos e estão sempre dispostos a ter uma boa conversa sobre qualquer assunto da Física, mesmo fora do horário da aula e isso tudo gera um excelente ambiente de estudo”, comentou.

Para o futuro, o estudante objetiva auxiliar os alunos a compreenderem melhor a física, através das suas pesquisas, e pretende se tornar professor do IFPI.

“Escolhi a área de física computacional, pois acredito que através disso poderei desenvolver modelos e simulações que auxiliem os alunos na compreensão de vários assuntos da física que muitas vezes podem ser muito abstratos sem um cuidado a parte. Meu objetivo final, com certeza, é conseguir ser professor do IFPI para poder retornar boa parte do que aprendi para o próprio instituto que me fez muito bem”, finalizou.

O estudante Flávio José atribuiu o ingresso no mestrado ao apoio familiar, amigos e professores. Ele frisou que já pensava nas opções das quais disporia após a graduação, tomando conhecimento do mestrado. Para isso, recebeu informações dos professores sobre quais áreas seguir.

“Através do IFPI Picos, pude cursar disciplinas que me despertaram o interesse para seguir física. Tive a oportunidade de participar de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, esses contribuíram na minha formação acadêmica e pessoal. Pude aprender não só com meus professores, mas com meus colegas de sala e de outros períodos também. Dessa forma, é importante ressaltar que sem a Instituição nada disso teria sido possível”, declarou.

Flávio José. Foto: arquivo do entrevistado

Flávio José estudará no mestrado Física Teórica e Computacional, e também pensa em contribuir para o ensino dessa área das ciências exatas. “Como futuro mestrando, quero aperfeiçoar meus conhecimentos e desenvolver pesquisas que possam contribuir para o ensino de física. Uma vez que minha formação é na área do ensino, espero ser um ótimo profissional ao exercer a carreira com os conhecimentos a serem adquiridos”, explicou.