Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios, por meio do Projeto “Viva o Semiárido nas Escolas”, realizou na manhã desta segunda-feira, 12, a implantação de uma horta orgânica. O projeto teve início em 2016, e visa a contextualização do campo em todas as disciplinas.
Na escola, que fica localizada no povoado Torrões, zona Rural do município de Picos, serão implantadas cincos hortas, três convencionais e duas econômicas. A horta será implantada com a ajuda de uma equipe de técnicos, professores e alunos.
Durante o plantio, o engenheiro agrônomo, Gildemar Sousa, enfatizou a importância do projeto para o aprendizado e a interação dos alunos. “Esse projeto é muito importante porque vai além da questão produtiva, mas também da inclusão social e a interação dos alunos. Aqui todos os alunos estão participando do plantio”, destacou o engenheiro agrônomo.
Para a aluna do 6º ano, Teresa Raniele, a construção da horta escolar é uma maneira de fazer com que os alunos trabalhem em equipe. “Fazer essa horta é muito divertido, e a gente ainda trabalha em equipe para fazer um mundo melhor. Muito legal esse aprendizado ao ar livre”, falou a estudante.
De acordo com a diretora da escola, Teresa Gonçalves, o projeto Viva o Semiárido é um meio de resgatar a agricultura familiar. “O intuito do projeto é fazer com que a agricultura familiar seja retomada, ou seja, estimular uma agricultura de subsistência. Sabemos que muitas vezes essa agricultura está sendo esquecida, principalmente na zona rural. Então, o objetivo maior desse projeto, além da prática é também resgatar essa cultura”, explicou a diretora.
A Escola Municipal Nossa Senhora dos Remédios oferece Educação Infantil do 1° ao 9º ano do Ensino Fundamental. A instituição conta com mais de 200 alunos matriculados.
CCOM/PMP
Por: Daniel Holanda