CulturaDestaques

Projeto Raízes do Brasil de Picos exibirá filme “Marigella” na próxima sexta-feira (12)

O Projeto Raízes do Brasil Piauí, que reúne integrantes de vários movimentos sociais, promoverá na próxima sexta-feira (12), o Cine Raízes, oportunidade em que exibirá o falado filme “Marighella”, dirigido por Wagner Moura. O longa conta a história da luta do guerrilheiro comunista Carlos Marighela e do seu grupo contra a ditadura militar brasileira (1964-1985).

A exibição do filme acontecerá na sede do Raízes do Brasil, localizado na Rua São Francisco S/N, Centro de Picos, no prédio do antigo IAPEPI. O evento é gratuito e a sessão terá início a partir das 18h00. Após o filme haverá uma rodada de conversa com Maria Kazé e Mauricio Martins.

A organização salienta que é obrigatório o uso de máscara de proteção contra a Covid-19.

Quem foi Marighella?

Carlos Marighella foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Lutou contra a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, motivo pelo qual foi preso. Ao fim daquele regime, foi eleito deputado federal representando o seu estado natal, a Bahia. Perdeu o mandato quando o PCB foi posto na ilegalidade pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra (PSD).

Continuou com a sua militância comunista na clandestinidade e em 1968 deixou o PCB e fundou a Ação Libertadora Nacional (ALN), ingressando na luta armada contra a ditadura militar brasileira. Ele foi morto em uma emboscada organizada pela polícia em 04 de novembro de 1969.