CulturaDestaques

Projeto Preto Massa completa nove anos com apresentação em Santana do Piauí

O projeto “Preto Massa”, idealizado e coordenado pela historiadora e acadêmica de direito, Leonora Silva, completou nove anos com uma apresentação na Praça São Pedro – Centro de Santana do Piauí -, na noite do último sábado (10). Marcaram presença no evento o doutorando Manoel Jardel de Oliveira, que trabalha com comunidades étnicas, raciais e indígenas; o movimento Hip Hop de Picos e o Grupo de Capoeira Ginga de Corpo.

Segundo Leonora Silva, esse ano o projeto teve por tema: “Interseccionalidade e cultura – além dos muros acadêmicos”. O projeto foi realizado pela primeira vez em novembro de 2013 e busca a inserção de jovens e crianças no mundo da cultura e da arte.

“Além de promover conhecimento sobre a cultura afro-brasileira e africana, fazendo se cumprir a Lei 10.639 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) que raramente é posta em prática nas escolas públicas e particulares, que raramente trabalham esses temas, a não ser no mês da consciência negra”, explicou Leonora.

A coordenadora frisou que através do projeto “Preto Massa” é possível descobrir talentos e incentivar os jovens em pesquisas futuras, já que todos os anos são trabalhados temas diferentes: identidade do povo preto; valorização da cultura negra; religião de matrizes africanas; combate ao racismo – que é o principal objetivo do projeto, junto com a conscientização.

Leonora já realizou palestras em comunidades locais de Santana do Piauí, oportunidade em que incentiva as pessoas a estarem cientes dos temas referentes a população negra no Brasil. “Nessas palestras são trabalhados esses temas, incentivando as pessoas a participarem, pois nosso público alvo são pessoas de todas as idades”, relatou.