Por: Ivonete Reis
O Instituto Federal do Piauí – Campus de Picos (IFPI) está se preparando para levar para as Escolas Públicas de Picos e região uma vasta programação cultural e artística. As demonstrações culturais vão acontecer a partir do mês de outubro, através projeto de extensão “Grupo Retalhos de Teatro IFPI” que levará a apresentação intitulada de “A Farsa do Panelada”. Essa peça oferecerá aos estudantes a oportunidade de vivenciar uma programação artística, além de uma série de práticas relacionadas à valorização cultural.
O professor de artes do IFPI de Picos e diretor da peça, Jânio Tavares, falou acerca da organização da apresentação e como os alunos estão contribuindo para a realização da peça teatral.
“No elenco temos 6 alunos, e cada um ajuda na parte da organização. Teve um aluno que produziu a parte cinematográfica dos cenários, e um para a maquiagem. Nosso intuito é começar em outubro a circulação da peça teatral nas escolas. Mas no momento vamos entrar em contato com a Secretaria de Educação e as com as escolas para saber a disponibilidade deles para receber a gente”, contou.
O projeto do Grupo Retalhos de Teatro, IFPI-Campus de Picos, estreara sua peça “A Farsa do Panelada”, em Teresina, na terça-feira (19), no Campus Teresina Central.
O Professor Jânio Tavares também falou acerca dessa estreia. “A estreia foi na cidade de Teresina. Depois da estreia vamos nos apresenta no Campus de Picos, e seguir com a circulação teatral nas escolas do Vale do Guaribas, tanto em Picos como nas cidades vizinhas”, pontuou.
Atriz
A estudante Isadora Luzia Barbosa Santos, 18 anos, aluna do 3° ano do Ensino Médio Integrado ao técnico de administração no IFPI campus Picos é uma das integrantes da peça teatral.
“Bom, o teatro é algo que me fascina desde muito novinha. Sempre tive facilidade com comunicação interpessoal, e gostei de atuar, participar da produção de peças e atos, e sempre fiz questão de participar de projetos assim mesmo não tendo fala ou destaque algum, apenas por diversão e paixão. O projeto de extensão do teatro veio como uma grande oportunidade de fazer aquilo que amo dentro do ambiente escolar e conseguir ganhar um pouco mais de destaque por isso. Desde que voltamos as aulas presenciais, fiquei no pé do professor de Artes que está a frente do projeto para retornamos as atividades do teatro, e com muita insistência, não só minha, conseguimos e aqui estamos”, relatou a jovem atriz.
Na peça “A Farsa do Panelada”, de José Mapurunga, Isadora interpreta a personagem Santa Edwiges, a padroeira dos endividados. “Falar da minha personagem é muito fácil, é muito fácil interpretar porque ela é o meu eu saturado, sem nenhum filtro. Santa Edwiges, apesar de santa, é desbocada, rebelde, gosta de resolver tudo do seu jeito e se não for do jeito que ela quer não será de jeito nenhum”, explicou.
Ela também agradeceu o apoio de todos que fazem o IFPI. “Bom, o instituto ficou bastante feliz com nossa participação nesse evento, nos rasgaram elogios e ficaram muito felizes e satisfeitos com o que apresentamos. O apoio dos professores, servidores, direção e outros setores é muito importante. Eu espero que com isso, possamos ganhar um pouco mais de visibilidade e tato para o nosso projeto e nosso sonho. Esperamos que surjam oportunidades que com certeza aproveitaremos ao máximo. Ansiamos um pouco mais de destaque para esse âmbito artístico e cultural na rede pública de ensino”, frisou.