O IFPI – Campus de Picos desenvolve projetos de extensão que valorizam o papel do estudante, colocando-o como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Esse é o caso da “Mostra de Linguagens”, projeto de extensão do “Eixo Código, Linguagem e suas Tecnologias” que se consolidou no campus local, tendo sido promovidas seis edições. Ele acontece de forma interdisciplinar e foi idealizado pela Profa. Ma. Ana Karina Barbosa Sampaio – Língua Portuguesa (IFPI) -, e pela Profa. Ma. Laíse Araújo – Espanhol (atualmente, IFRN). Juntas elas coordenaram a primeira edição, em 2015.
Segundo a professora Ana Karina Sampaio, os professores do instituto se revezam na coordenação do projeto. Com isso há mais dinamicidade e variação nas temáticas trabalhadas a cada edição. “Ano passado, 2021, a VI Mostra de Linguagens homenageou a escritora moçambicana Paulina Chiziane, prêmio Camões daquele mesmo ano e trouxe como temática As Linguagens Marginalizadas, edição esta coordenada pela Profa. Dra. Shara Lylian de Castro Lopes e a Prof. Ma. Dieyme de Souza Silva”, Relatou Ana Karina.
Ela informou que para a edição de 2021 cada professor propôs uma oficina para trabalhar linguagens marginalizadas: String Art, Libras, Arte Urbana, Podcast Literário e Educação para o trânsito (com abordagem em piauês).
Participam do projeto todos os professores da área de linguagens e também de outras áreas, quando a temática o exige. “Nesta edição tivemos a participação do Prof. Dr. Marx Rodrigues, do eixo gestão e negócios que trouxe a proposta de oficina sobre String Art, a Profa. Ma. Fátima Letícia com a proposta de Libras e Prof. Dr. Heleonardo Dantas, com educação para o trânsito”, informou.
Para Ana Karina a Mostra é importante porque oferece a comunidade a oportunidade de integração do currículo, abordando temas de relevância sócio-educacional. Destaca-se a perspectiva de colocar o estudante como protagonista da sua própria aprendizagem, em que são articuladas diversas competências e habilidades para além da leitura e da escrita.
O evento acontece no segundo semestre do calendário acadêmico, culminando os trabalhos em exposição durante uma semana. Devido a pandemia, o evento foi realizado on-line. “A pesar das dificuldades, a edição teve uma excelente participação e o resultado das oficinas podem ser conferidos no site do evento https://sites.ifpi.edu.br/mostradelinguagens/ e no instagram https://www.instagram.com/mostracampuspicos/?utm_medium=copy_link”, informou Ana Karina.
Bolsa
O projeto conta com um bolsita que recebe quatro bolsas no valor de R$ 300,00 para auxiliar a coordenação.
Financiamento
Ana Karina informou que durante todas as edições a mostra nunca havia conseguido financiamento, sendo ela custeada pelos próprios proponentes. Estes recebiam apoio do Campus com a oferta de materiais de consumo para a confecção dos trabalhos a serem expostos, mas que nunca fora suficiente, sendo necessário que os docentes fizessem complementação para adquirir materiais que não eram disponíveis no Campus.
No entanto, a Mostra de 2021, obteve financiamento no valor de 10 mil reais. “Vale destacar que tal feito se deu devido ao esforço da gestão atual, liderada pelo Prof. Dr. Lourenilson Leal, em não deixar voltar recursos que não fora utilizados no editais da Proex, visto que em período de pandemia houve pouca adesão aos editais”, informou.
O financiamento se deu via Pró-reitora de Extensão, e o orçamento foi destinado para comprar materiais de uso premente e assim montar o tão sonhado Laboratório de Linguagens. Foram adquiridas 2 mesas, 2 cadeiras, livros, notbook, monitor, roteador, microfone, materiais para as oficinas, além de custear um estudante bolsista.