DestaquesEducação

Projeto de extensão do IFPI de Picos funciona como empresa real e trabalha tecnologia e inovação

Fábrica Mambee. Foto: arquivo dos organizadores

Denominado de Fábrica Escola de Software Mambee, este projeto de extensão tem proporcionado aos alunos trabalhar a tecnologia e a inovação, fatores determinantes na sociedade atual, cada vez mais dinâmica. Contando com a participação e coordenação dos professores Aislan Rafael, Jesiel Viana, João Paulo Nascimento, Jáder Abreu e Vicente Medeiros, a Fábrica Mambee desenvolve produtos reais, ao passo em que prepara os estudantes para o mercado de trabalho.

Para garantir o casamento entre teoria e prática, e assegurar que os estudantes assimilem os conhecimentos aprendidos em sala de aula, a Fábrica Mambee funciona como uma grande empresa profissional, assim os estudantes veem crescer as possibilidades de conquistar um lugar no mercado de trabalho.

IFPI de Picos

O projeto funciona desde 2017, idealizado pelo professor Aislan Rafael, mas antes de completar dois anos já atendia cinco clientes externos, além de ter dois produtos no mercado e ter proporcionado a contratação de dois estudantes que participavam do Mambee.

O coordenador atual do projeto neste ano de 2022, professor Jesiel Viana, destaca o papel do Mambee. “O objetivo do Mambee é propiciar condições para que os alunos sejam produtivos, buscando problemas e/ou oportunidades, propondo soluções, desenvolvendo produtos e tecnologias, entendendo de negócios e por fim tornando-os protagonistas de todo o processo”, comentou.

Jesiel Viana explica o funcionamento do Mambee. “Para isso foi criado um processo geral de desenvolvimento de software que garantisse a qualidade das soluções criadas permitindo o monitoramento em tempo real por parte dos professores considerando o contexto da instituição”, declarou.

Atualmente 25 estudantes participam do Mambee, destes alguns são bolsistas financiados pelo IFPI e pelas empresas parceiras.

Todos os professores que participam do projeto lecionam nos cursos de computação/informática (curso técnico em informática, curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduação em Engenharia de Software) do IFPI de Picos.

A direção

O diretor do IFPI, Prof. Dr. Lourenilson Leal de Sousa (Prof. Nilsim), é um entusiasta da Fábrica Escola de Software Mambee, apoiando a sua manutenção, assim como os demais projetos de extensão desenvolvidos no instituto. Nilsin salienta a importância do ensino, pesquisa e extensão do IFPI tanto para a colocação do aluno no mercado de trabalho como para que este continue com os estudos.

Diretor Nilsim. Foto: Jailson Dias

O diretor enfatiza ainda a grande quantidade de egressos do IFPI de Picos inseridos no mercado de trabalho, uma das provas da qualidade de ensino oferecido pela instituição.