DestaquesGERAL

Programa Luz para Todos quer cadastrar 28 mil unidades em dois anos

Foto: Divulgação Ascom Equatorial

Após flexibilização e retomada das atividades em diversos setores, paralisados por conta da pandemia, a Equatorial Piauí retoma a força tarefa para cadastrar famílias aptas a receber energia elétrica por meio do Programa Luz para Todos – PLPT no estado. A Aneel prorrogou o cadastramento para o dia 31 de outubro deste ano.São 19 municípios com possíveis beneficiados (Veja lista abaixo).

Mas, ainda é grande o número de potenciais beneficiados no Piauí com registros incompletos, por conta da falta dos documentos pessoais. Até antes da pandemia, foram visitados 28.167 domicílios e em apenas 11.621 (41%) foi possível atualizar o cadastro com todas as informações necessárias.

Cerca de 20 equipes das empresas Cabrália e Progeo voltaram à campo, à serviço da Distribuidora, para dar continuidade ao levantamento domiciliar em todo o Estado que busca subsidiar recursos para ligar efetivamente as unidades consumidoras por meio do PLPT. Os profissionais, que se apresentam fardados e com crachá de identificação, utilizam um aplicativo para coletar as coordenadas do imóvel, fotos e documentos pessoais de identificação dos futuros clientes

Caso nenhum responsável pelo imóvel seja encontrado durante a visita, que segue todas as recomendações de saúde e segurança, os profissionais deixam um comunicado na residência com solicitação do RG, CPF e Número de Identificação Social (NIS), se houver, e com número de contato para envio da documentação via WhatsApp. O retorno com os dados é fundamental para garantir a participação no Luz Para Todos.

Sem os dados completos, milhares de famílias poderão ficar sem o benefício porque a Aneel só garante os cadastros com documentação correta e completa. “O momento é delicado por conta da Covid-19, mas precisamos contar com a colaboração da população para que possamos levar o benefício a um maior número de piauienses. Portanto, pedimos àqueles que receberam o comunicado da visita que entre em contato com os números de telefone informados pelas empresas a serviço da Equatorial Piauí”, declara Joaquim Milhomem, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

O Programa Luz Para Todos foi criado em 2003 pelo Governo Federal com objetivo de levar energia elétrica para a população do meio rural. Para receber o benefício, é necessário o cadastro desses futuros clientes e validação da Aneel. Em caso de dúvidas, os clientes da Equatorial Piauí podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 086 0800. O número de contato para envio da documentação via WhatsApp pode ser conferido na relação completa por municípios.

Da redação
[email protected]