O programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão, exibido na noite do domingo (12), repercutiu as denúncias de assédio sexual feitas por alunas das escolas picoenses. A reportagem abrangeu fatos semelhantes verificados em várias cidades do Brasil, inclusive o Rio de Janeiro. Entre o dia 31 de maio e 1° de junho, através hastag #exposed propagada no Twitter, inúmeras estudantes fizeram relatos sobre situações constrangedoras vivenciadas através das redes sociais e aplicativos de mensagem.
A reportagem do Fantástico mostrou imagens da cidade de Picos, afirmando que ela possui 80 mil habitantes. Nomes de escolas e professores não foram citados, apenas que um docente denunciado havia sido afastado. Com relação ao Rio de Janeiro, foi mencionada a escola e o relato chocante de uma aluna.
A hastag #exposed foi verificada em dezenas de municípios brasileiros. E as denúncias aconteceram através de perfis criados no Twitter. Por ocasião do acontecimento aqui em Picos, o assunto se tornou o mais comentado na cidade.
Todas as escolas particulares locais e algumas públicas se manifestaram sobre o acontecido, afirmando que estavam tomando providências e disponibilizando canais para as denúncias.