DestaquesPolíticaSaúde

Programa Busca Ativa vai ser ampliado para fortalecer diagnóstico de Covid-19

Divulgação

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta sexta-feira, através de uma live transmitida pelas redes sociais, a ampliação do programa emergencial Busca Ativa Covid-19. A ação visa aumentar o número de diagnósticose fortalecer o controle da doença.

De acordo com o governo do Estado, atualmente, 141 municípiosjá aderiram ao programa, que consiste no rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19, através de visitas domiciliares realizadas por equipes do Programa Saúde da Família (PSF). O objetivo é identificar e acompanhar pessoas contaminadas, com objetivo de fortalecer o controle da doença.

A novidade é que o setor privado de saúde, que também vai atuar no rastreamento de casos positivos da covid-19. Os testes também passarão a ser realizados em pacientes que procurarem atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios da rede particular. Os estabelecimentos privados também ajudarão a alimentar os gestores de saúde, com o envio de informações sobre o estado de saúde de pacientes.

“O objetivo é a gente fazer o mapa, a partir das informações que se tem. Trabalhando um sistema unificado, indo um pouco além”, disse.

Ainda de acordo com o governador, o principal objetivo da ação é proteger as pessoas que fazem parte do grupo de risco, como idosos e pacientes de doenças crônicas. “A lógica principal é proteger as pessoas do grupo de risco, aquelas que possuem alguma comorbidade e sejam idosas. Com isso, vamos garantir, através da busca, onde não se espera o paciente chegar à rede de saúde, as equipes vão ao paciente e o identifica mais cedo. Com isso, é possível tratar mais cedo e evitar o agravamento e a transmissão do vírus”, explicou o governador.

Fonte: cidadeverde.com