DestaquesSaúde

Profissionais da enfermagem paralisam atividades no Piauí e no Brasil no dia 30 de junho

Manifestação da enfermagem em Picos. Imagem de arquivo

Os profissionais da enfermagem (enfermeiros e técnicos) devem paralisar as atividades no Piauí e no Brasil no próximo dia 30 de junho. O objetivo do ato é chamar a atenção do Congresso Nacional para a necessidade da aprovação da PL 2564/2020, que está em tramitação no Senado e trata sobre a regulamentação do trabalho da categoria.

Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Estado do Piauí (SENATEPI), Erick Riccely, outras categorias da saúde possuem jornada de trabalho definida, destacando quantidade de mortes verificada entre os enfermeiros e técnicos no Brasil.

“Além disso, foi a categoria que mais teve mortes nessa pandemia, 790 profissionais de enfermagem faleceram, e quase 60 mil foram contaminados pela falta do EPI adequado, então foi uma série de problemas que fez com que chegássemos nessa situação”, frisou.

Manifestação

No dia 12 de maio, Dia Mundial da Enfermagem, os profissionais dessa área realizaram manifestações pelo Piauí e Brasil. Aqui em Picos o ato aconteceu na Praça Félix Pacheco, tendo por pauta pressionar o Congresso Nacional pela votação da PL 2564/2020.

Como já relatado pelo presidente do SENATEPI, a situação dos profissionais da enfermagem se tornou mais dramática na pandemia do coronavírus.