A temática do bullying permanece sempre atual, bem como o cyberbullying, definição surgida a partir da presença cada vez maior nas nossas vidas. Para trabalhar a importância dessa temática a professora Maria de Lourdes dos Santos Gomes desenvolveu ao longo desse semestre letivo um projeto na Unidade Escolar Miguel Lidiano, localizada no bairro Junco, em Picos, cujo objetivo era prevenir e combater essas práticas que deixam marcas, muitas vezes permanentes.
O projeto foi trabalhado de forma remota, através do grupo de whatsapp e/ou google meet e entrega de material com as atividades (adaptadas) para os alunos que não dispunham de acesso à internet. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: análise e interpretação de tirinhas, aplicação de questionário, filme, textos informativos, pesquisas, debate, palestra, criação e/ou (re) produção de charges, vídeos, cartazes, quadrinhos.
O projeto foi voltado para os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
Foram desenvolvidas quatro oficinas virtuais (leitura de textos, produção de vídeos, cartazes, charges, etc.) e uma palestra com psicólogo e membro da comunidade.
Durante o projeto buscou-se: “conhecer as formas como é praticado, os diferentes tipos de bullying e refletir sobre os perigos que nos rodeiam no mundo tecnológico alertando os jovens para o uso consciente das redes sociais”.
Participaram da culminância, que aconteceu na última sexta-feira (02): o psicólogo Ítalo Alves e o advogado Johilse Tomaz. Eles trabalharam a temática: “Internet, Terra de Ninguém? Cancelando o bullying e viralizando o respeito”.