DestaquesEducação

Professor picoense do IFPI de Pio IX defende tese de doutorado sobre história da educação piauiense

O professor picoense do Instituto Federal do Piauí (IFPI) – Campus de Pio IX, Higo Menezes, defendeu no último dia 26 a sua tese de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulada: “Ampliaremos o número de ginásios e colégios”. O trabalho acadêmico trata sobre a constituição e consolidação da rede estadual de Ensino Médio no Piauí, entre as décadas de 1950 e 1970, que deu origem a atual rede que o estado do Piauí possui.

Discorrendo sobre a tese, Higo explicou que “o ensino médio foi o que mais passou por reformas estruturais e curriculares ao longo da História. O trabalho possibilita entender o porquê, como essas mudanças ocorreram e quais os impactos desse processo na atual conjuntura do ensino médio. Se contabilizarmos só de 1932 pra cá, o ensino médio passou por oito grandes reformas”.

O trabalho possui 480 páginas e foi orientado pelo Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes. A banca contou com a participação de professores da Pontíficia Universidade Católica (PUC-SP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Higo Meneses foi professor na rede estadual por 13 anos e da rede municipal de Picos. Coordenou a educação a distância por 6 anos. Ele também é administrador da página @picosdasantigas.