DestaquesEducação

Professor fala sobre experiência com aulas remotas durante a pandemia do coronavírus

Por Wanantha Borges/Estagiária

Devido a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado, as redes de ensino pública e privada tiveram que encontrar saídas para as aulas não paralisarem. A solução encontrada foi o ensino a distância, oferecido de forma remota para instituições e profissionais da área. O professor Daniel Borges dos Santos conta um pouco sobre a experiência obtida para o desenvolvimento de suas atividades por meio da internet. Ele tem ministrado aulas virtuais.

“Pelo Município as aulas não estão acontecendo online, mediante a dificuldade de uma boa parte dos discentes não terem acesso a internet. Em relação aos cursos de Pós-Graduação, as aulas estão sendo remotas online, através de vídeos e chats, para facilitar a possibilidade de maior interação. Por meio de fóruns e discussão, mensagem diretas e comentários durante as aulas, é possível identificar o que o aluno/cursista sabe e o que precisa aperfeiçoar. Sobretudo, em relação as atividades e avaliações, são repassadas e adaptadas de acordo com cada disciplina para diagnosticar o processo de ensino-aprendizagem e a evolução de cada aluno”, enfatiza.

Daniel é professor há 15 anos, graduado em Pedagogia pela UFPI, especialista em Psicopedagogia, com ênfase em Psicologia Comportamental pela FACR- Faculdade Cristo Rei e Docência Superior com Ênfase em Gestão Escolar pela FAM- Faculdade Montenegro.

Ele conta que essa mudança está sendo um novo desafio, além da forma de lecionar há a avaliação remota da aprendizagem. Atualmente Daniel trabalha na rede municipal de ensino de Picos pela Escola Helvídio Nunes de Barros no Povoado Fátima do Piauí no 5° ano polivalência, além de ministrar disciplinas Pedagógicas pelo Instituto Superior de Educação Nexos nas turmas de Pós-Graduação.

O professor ressalta que a execução de suas atividades para com os alunos, necessita de uma estrutura de planejamento e organização em virtude da elaboração do material didático a ser utilizado, isso com a ajuda e o suporte das ferramentas tecnológicas.

Daniel acredita que por serem alunos já graduados, a adaptação por parte dos mesmos, já acontece de forma mais rápida em relação a outros estudantes. “Por se tratar de alunos de curso de Pós-Graduação, os mesmos não tiveram tanta dificuldade a se adaptar a essa nova metodologia de aula remota online. Os mesmos interagem e participam contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem”, afirma Daniel.