O professor José Antônio da Luz, conhecido por todos por Dedé Luz, toma posse na noite desta sexta-feira (18), a partir das 19h00, da cadeira de n° 17 da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP). O evento se dará de forma virtual e será transmitido pelo Youtube e Google Meet.
Segundo o escritor Vilebaldo Rocha, o processo de ocupação da cadeira 17 se deu antes do início da pandemia, mas com a chegada desta, a ALERP teve de adiar a escolha. Essa cadeira tem por patrono Petrônio Portela e primeiro ocupante Inácio Baldoíno de Barros, falecido em 2019. A votação para a escolha do novo integrante aconteceu de forma online. Concorreram a essa vaga também, Fidélia Rocha, Inês Luz e Eraldo Santos.
O professor Dedé Luz publicou o livro “No antro da poesia”, além de vários poemas musicados pelo cantor Marcelo Luz.
Em entrevista ao Boletim do Sertão, o professor Dedé Luz informou que sempre mantem publicações nas redes sociais recebendo uma boa receptividade dos leitores. Juntamente com Deolinda Marques e Graça Moura, participou de um livro de cordéis sobre as lendas do Brasil.
“As coisas foram acontecendo e atribuo isso ao querer do público, que foram ouvindo os meus áudios, lendo os meus trabalhos literários, partilhando, gostando, muitos elogios, e isso foi importante para que os confrades vissem o meu valor, então, estou lá para somar. A cultura é reflexo da vida, a arte literária, toda arte é reflexo da vida, que foi nos doada por Deus, e temos de primar por ela.”
Biografia
Natural de Picos, Dedé Luz já exerce o magistério há mais de 30 anos, é casado e possui três filhos. Ele foi sargento do Exército brasileiro e fez o curso de Direito, optando por seguir a carreira de docente. Hoje o professor possui inúmeros escritos, poemas, contos memoriais, metalinguísticos, hinos. “O lançamento dessas obras dependerá da aceitação da sociedade”, declarou.