DestaquesPolítica

Procurador geral é o único a se manter no cargo desde a posse do prefeito Pe. Walmir Lima

Maycon Luz

Com a saída de Edilberto Cirilo da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (STTRAM), nesta sexta-feira (14), apenas um cargo de primeiro escalão permanece inalterado desde a posse do prefeito Pe. Walmir Lima (PT) para o seu segundo mandato, em 01 de janeiro de 2017, a Procuradoria Geral do Município, chefiada pelo advogado Maycon Luz. E, ao que tudo indica, ele deve permanecer na chefia da pasta até o apagar das luzes da atual gestão, uma vez que optou por manter o apoio ao gestor.

Pessoa de confiança do prefeito, o procurador sempre participou de decisões importantes do município, como as referentes a pandemia do coronavírus. Escolhido para coordenar a campanha do pré-candidato Francisco da Costa Araújo Filho, o Araujinho (PT), Maycon preferiu ficar na administração até o fim alegando motivos pessoais.

“A decisão de seguir politicamente o Pe. Walmir foi tomada de forma tranquila, segura e fundamentada nos sentimentos de amizade, fidelidade, coerência e gratidão”, declarou.

Nomes importantes

Os acontecimentos das últimas semanas resultaram na saída de nomes importantes da prefeitura de Picos, caso esse da professora Oneide Rocha, que era secretária de Planejamento, Orçamento e Avaliação, desde 2013, quando o chefe do executivo era Kléber Eulálio, e da Nega Mazé, que chefiava a Coordenadoria da Mulher desde 2015.

Oneide Rocha. Foto: CCOM

Também estava na administração do prefeito Pe. Walmir desde o início a enfermeira Glória Saunders Martins, exonerada no dia 27 de julho. Ela chefiada a Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Pode ser citado ainda o ex-presidente do PT de Picos, Zacarias Teixeira, que chefiou a Ouvidoria do Município.

Glória Saunders, sec. da SEMTAS (foto: JMB)

Permanecem

Outros aliados do prefeito devem permanecer na gestão até o dia 31 de dezembro, caso esse de Rômulo Costa, que foi o Coordenador de Iluminação Pública e atualmente é Secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Francivaldo Barbosa de Sousa, chefe de gabinete, e Maria Santa, que é diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM).

Posso do novo secretariado. Foto: Romário Mendes/RiachãoNet

Ao longo dos seus quase seis anos de gestão o prefeito Pe. Walmir Lima promoveu inúmeras reformas no seu secretariado, nenhuma tão drástica quanto a recente devido ao racha político com o pré-candidato Araujinho. Além das exonerações ele também viu aliados importantes deixarem os cargos.