Por: Isael Pereira
A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, recebeu nesta sexta-feira, 06 de outubro, o resultado dos Indicadores de Saúde do Programa Previne Brasil, referentes ao 2º quadrimestre de 2023. Os indicadores apontam avanços e colocam Picos em 2º lugar em relação aos maiores municípios do Piauí.
Acompanhe a média geral e os últimos três quadrimestres avaliados!
De acordo com os dados do segundo quadrimestre de 2023 do Previne Brasil, em relação aos municípios mais populosos do Piauí, o ranking se encontra da seguinte forma: Floriano (1º); Picos (2º); Piripiri (3º); Parnaíba (4º) e Teresina (5º).
O Deputado Estadual licenciado e Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, comemora o avanço da Saúde do município em relação aos dados apresentados e afirma que a Saúde de Picos está no caminho certo.
“Essa nota avalia a qualidade com que a saúde está chegando até a população. Quero parabenizar as nossas equipes de Saúde da Família, enfermeiros, Coordenadores e demais colaboradores, que não pouparam esforços em entregar uma saúde de qualidade. Tenho certeza que iremos continuar fazendo todo possível para ofertar com uma saúde de qualidade a toda nossa população”, destaca Aldo Gil.
De acordo com a Coordenadora do Programa Previne Brasil do município de Picos, Maria Rosa, uma série de reuniões foram realizadas com enfermeiros e membros do Programa Saúde na Família, com o intuito de orientar e aprimorar as ações para conseguirem um melhor desempenho no Previne Brasil.
“Essa nota se deu através de um processo de trabalho organizado dos membros da Secretaria de Saúde, através das Coordenadorias. Desenvolvemos ações e contamos com o suporte da Secretaria na questão de aquisição de materiais e Programas que pudessem facilitar o monitoramento em tempo real dos trabalhos e ações das equipes”, explica a Coordenadora.
Ações conjuntas realizadas pela SMS!
O QUE É O PREVINE BRASIL?
O Programa Previne Brasil foi consolidado através da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, estabelecendo novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.
Os Indicadores são compostos de: Pré-natal (Consultas); Pré-natal (Sífilis e HIV); Gestantes e Saúde Bucal; Cobertura Citopatológico; Cobertura Polio e Penta; Hipertensão (PA Aferido); Diabetes (Hemoglobina Glicada).
CCOM – PMP