O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, foi submetido a uma cirurgia para drenagem de um hematoma subdural na madrugada desta terça-feira (10). O procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após exames detectarem uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda sofrida no dia 19 de outubro.
De acordo com informações divulgadas pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, Lula procurou o Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, na noite de segunda-feira (9), após relatar dores de cabeça. Uma ressonância magnética apontou a presença do hematoma, o que levou à transferência para a unidade de São Paulo, onde a cirurgia foi realizada.
O presidente Luíz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.… pic.twitter.com/geHRhMIsTC
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) December 10, 2024
A equipe médica informou que o procedimento ocorreu sem intercorrências e que o presidente está estável, sob monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A hemorragia está associada ao acidente domiciliar, quando Lula escorregou no banheiro de sua residência, resultando em um corte na cabeça.
O Hospital Sírio-Libanês informou que novas informações sobre o quadro clínico do presidente serão divulgadas em uma coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (10). O governo segue monitorando a situação e mantendo a população informada sobre a recuperação de Lula.