DestaquesEsporte

Presidente da Federação de Futebol do Piauí diz que é possível retomar Campeonato Estadual 2020

O Dia

O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brawn, declarou em entrevista ao Boletim do Sertão que pretende retomar o Campeonato Estadual, interrompido em meados de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, a federação ainda tentou manter os jogos com os portões fechados, mas os decretos do governador Wellington Dias (PT) inviabilizaram essa possibilidade.

Através de um aplicativo de mensagem ele nos informou que a retomada será discutida com os dirigentes dos clubes após o fim da pandemia. “Quando terminar a pandemia, trataremos do termino do campeonato, mas vai terminar sim (o torneio)”, enfatizou.

Indagado sobre a questão das datas, uma vez que essas são preestabelecidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o dirigente afirmou que serão analisadas no momento oportuno. “Questão de datas será vista no momento adequado”, comentou.

Estádio Helvídio Nunes – Foto: Romário Mendes/RiachãoNet

A maior dificuldade a ser enfrentada pela federação é com relação a condição financeira dos clubes, que dispensaram os seus elencos quando o torneio foi paralisado, caso esse da Sociedade Esportiva de Picos (SEP). Informações de dirigentes dão conta que há quem defenda o encerramento do campeonato até a data em que ele foi disputado.

Segundo o site da federação, quando foi interrompido, o Piauiense era liderado pelo Altos, que estava com 21 pontos ganhos em dez partidas. A SEP vinha em segundo, com 20 pontos e igual número de jogos. O Parnahyba, o River e o Piauí tinham jogos a menos e ocupavam posições intermediárias na classificação.

O Campeonato Piauiense teve início no dia 17 de janeiro e devia se encerrar no dia 13 abril. Pelo regulamento, todos os clubes jogavam entre si, em turno único, e os dois primeiros colocados disputariam a final.