Por: Rawena Sousa
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (05), uma atividade de plantio simbólico de mudas no leito do Rio Guaribas. A ação contou com a participação dos alunos do 5º ano da escola municipal Justino Luz e teve como objetivo mostrar para as crianças acerca da importância da recomposição da mata ciliar, que age na proteção dos leitos de rios e córregos, impedindo o processo de erosão e assoreamento.
A educadora ambiental, Nilma Nascimento, explicou acerca da relevância de ações como esta para o aumento da conscientização ambiental da população.
“Essa ação é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, no dia 5 de junho, com o planejamento de ações e refletir a importância da data e dos cuidados com o meio ambiente. Essa atividade tem esse objetivo, de mostrar a importância dessas ações que devem acontecer, não só hoje, mas também o ano todo”, comentou a educadora.
A coordenadora da escola Justino Luz, Teresa de Oliveira, expressou sua satisfação em participar dessas atividades com os estudantes. “A medida que a gente desenvolve ações como essa, a gente está proporcionando para eles a conscientização de cuidar do nosso planeta. Não poderíamos deixar passar uma data tão importante sem desenvolver neles mais atitudes responsáveis para com o meio ambiente. Estamos trabalhando o tema com as crianças desde segunda-feira com outras atividades na escola, como palestras, confecção de cartazes e outros”, afirmou a coordenadora.
Os rios, recursos hídricos e suas margens são consideradas áreas de preservação permanente e protegidos por lei. Por meio dessas ações intersetoriais realizadas com os estudantes, eles estarão aptos a replicar esses conhecimentos em seus bairros, escolas e residências, contribuindo para a conscientização da comunidade acerca dos cuidados com o meio ambiente.
CCOM/PMP