Na tarde da última segunda-feira (29), a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou um encontro de formação técnica de acolhimento as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além da orientação para a população o evento envolveu tanto os profissionais quanto as famílias.
A palestra se transformou em um bate-papo entre o palestrante, os profissionais e as famílias, com o objetivo principal de esclarecer dúvidas, combater preconceitos e oferecer orientações sobre os diferentes termos e níveis de suporte dentro do espectro do TEA.
O Palestrante, psicopedagogo clínico, Jefferson Oliveira, falou sobre como foi a dinâmica. “Nesse mês que é comemorado o Abril Azul, viemos falar com as famílias e também com os profissionais que fazem parte do programa criança feliz, para explicar como é a questão do tratamento, diagnóstico, algumas causas e critérios que precisam ser avaliados durante as visitações, alguns pontos precisam ser reforçados e outros precisam ser retirados do contexto para que essas crianças que tenham TEA evoluam, tivemos um grande público, de profissionais e da comunidade local, que fizeram bastante perguntas, dessa forma, conseguimos repassar algumas orientações adequadas”, destacou o psicopedagogo.
A Secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar, falou acerca da ação. “No mês de abril é celebrado a conscientização do autismo, estamos aqui hoje com os profissionais e a comunidade em geral participando de uma capacitação com o profissional Jefferson, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social trabalha cada dia com a inclusão, e com isso, nada mais oportuno e mais válido do que capacitar os profissionais para que tenham acolhimento adequado para essas pessoas”, disse a gestora.