Por Luana Pereira
Na manhã deste sábado (6) a prefeitura de Picos promoveu uma carreata com os atletas medalhistas no Campeonato Mundial de Karatê (World Champions WKA). O deputado estadual Aldo Gil esteve presente durante todo o evento, onde todos percorreram as ruas da cidade. Os medalhistas foram Enrico Morais, que conquistou o bronze, e Katherine Morais, medalha de prata, e David Rhuan, medalhista de ouro.
O técnico da seleção, Francisco Arcanjo, explicou como foi a experiência de participar de um mundial.
“Para mim, foi muito gratificante, pois pela primeira vez levamos uma equipe de Karatê, para representar a nossa cidade de Picos, o estado do Piauí e o nosso Brasil na Europa. Foi incrível poder levar quatro atletas e voltar para casa com esses títulos, não consigo expressar nada além de gratidão, em poder realizar esse sonho”, comentou.
O deputado Aldo Gil falou sobre a importância do esporte para o Estado e o Município.
“Mais uma vez os atletas do Karatê de Picos trazendo medalhas para nossa cidade, e não é a primeira vez que estamos juntos, pois já foram para o campeonato brasileiro onde trouxeram várias medalhas, e mais uma vez, agora no Campeonato Mundial em Malta, na Europa, onde a prefeitura pode estar junto, através da secretaria de cultura dando todo o apoio e enaltecendo o nome de picos, o estado do Piauí e no mundo. Uma alegria muito grande fomentar o esporte na nossa terra”, concluiu.
O evento proporcionou aclamações por diversos pontos da cidade, onde a carreata passava, com aplausos.
Com toda empolgação, o jovem David Rhuan, medalhista de ouro, falou um pouco da sensação de estar participando de um mundial pela primeira vez e fez seus agradecimentos.
“Foi uma honra representar um esporte que eu amo tanto, e trazer essa medalha para casa, sem dúvidas, foi a melhor sensação. Ter conseguido a medalha de ouro foi incrível não só para mim, mas também para minha família, para a cidade de Picos, meus técnicos quiseram estiveram comigo durante toda essa trajetória. Essa medalha é nossa”, finalizou.
O médico da seleção e atleta vencedor da medalha de bronze, Alison Morais, falou sobre o orgulho em ser pai de dois campeões: Enrico Morais, medalhista de bronze, e Katherine Morais, medalha de prata.
“É uma emoção muito grande voltar para casa e com a vitória, não só por mim, mas pelos meus filhos, ser pai de campeões, o coração fica apertado, poder compartilhar das mesmas conquistas em família. Agradeço imensamente ao nosso prefeito, que há 3 anos segue nos apoiando”, pontuou.
Por volta das 9:30 da manhã o evento encerrou com coffee break em honra atletas da nossa cidade.