Por: Ivonete Reis
Visando conscientiza os homens sobre doenças que acometem homens, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde da última segunda-feira, 13 de novembro, a abertura oficial da Campanha Novembro Azul. A solenidade aconteceu na Academia Pública de Saúde da Avenida Severo Eulálio.
Após a solenidade, foi realizado uma caminhada em prol da temática na Av. Severo Eulálio. A caminhada contou com a presença de Vereadores, Secretários, Coordenadores, população em geral e demais colaboradores da SMS.
O Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, participou da caminhada em alusão ao Novembro Azul, e ressaltou a importância da campanha. “É uma causa muito especial, estamos hoje aqui nesta caminhada para falar sobre a saúde do homem. Da mesma maneira que a saúde da mulher é importante, e a mulher costuma se cuidar mais do que o homem, mas, todo dia estamos ressaltando como é importante os homens se cuidarem. O mês de novembro de forma simbólica representa muito esse cuidado com a saúde do homem. Uma das especialidades que a gente faz questão em ter no nosso município é a parte de Urologia, com o Doutor Cleiton que atende no CEMPI”, destacou.
Na oportunidade o Urologista do município, Cleiton Silva, falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “O câncer de próstata é um tumor solido, que mais acomete os homens. Quando diagnosticado precocemente, é simples de ser tratado, por isso a importância da Campanha do Novembro Azul, para conscientizar a população masculina da prevenção desta doença”, explicou.
Andreolly Mark, Coordenador de Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo destacou que a Campanha do Novembro Azul é uma iniciativa que busca conscientizar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata, e outras doenças que acomete os homens.
“A conscientização da população masculina em relação ao câncer de próstata é muito importante. Essa Campanha do Novembro Azul é para chamar atenção para a grande quantidade de homens diagnosticados com o câncer de próstata. Então, nosso objetivo nessa campanha é orientar o diagnóstico precoce, quanto mais cedo os homens diagnosticar a doença, mas, chance de cura ele vai ter”, pontuou.
CCOM-PMP