DestaquesEconomiaPolítica

Prefeitura de Picos põe em prática projeto do vereador Matusalém e anuncia pagamento de tributos via Pix

Vereador Matusalém Almeida e secretário Lucas. Foto: Jailson Dias

A Prefeitura de Picos, através do Secretário Finanças, Lucas Gomes, anunciou na manhã desta sexta-feira (18) uma nova forma para os contribuintes pagarem as taxas e tributos municipais, que, dentro de 30 dias poderá ser realizado através do Pix. O projeto que institui essa facilidade foi proposto pelo vereador Matusalém Almeida (PTB) na Câmara Municipal e aprovado pelos demais vereadores e sancionado pelo prefeito Gil Paraibano (PP).

Confira a Lei!

Matusalém estava presente quando do anúncio da medida inovadora, realizado na sala de reuniões da Prefeitura de Picos, para falar sobre a proposta que agora já uma realidade. Denominada de Lei Municipal de N° 3239/2023, datada de 16 de maio de 2023, ela garante que o contribuinte possa quitar sus débitos utilizando os meios digitais, com destaque para o Pix.

O vereador destacou que pensou nesse projeto tendo em vista facilitar a vida dos picoenses, que não precisarão mais se deslocar para casas lotéricas ou bancos.

“O Projeto foi uma forma de desburocratizar e trazer mais tecnologia em relação ao pagamento de tributos. Eu havia percebido que não tinha uma Lei na Câmara de Picos, relacionada a inovação de pagamentos de tributos. A Lei foi aprovada por unanimidade e busca facilitar os pagamentos, taxas e contribuições”, relatou o vereador.

Matusalém trata sobre a importância do projeto:

Nos boletos a serem emitidos pela Prefeitura de Picos através da Secretaria de Finanças a partir de agora deverão constar o QR-CODE.

Segundo o Secretário de Finanças de Picos, Lucas Gomes, ao tomar conhecimento do projeto, procurou informações junto aos responsáveis e bancos para proceder com essa nova forma de pagamento. Os boletos tradicionais continuarão valendo para quem desejar se dirigir até bancos ou casas lotéricas para quitar as contas.

Lucas informou que dentro de 30 dias as demais taxas e formas de contribuições também já estarão disponíveis através de QR-CODE. “Estive em contato com o responsável pelo sistema e agora é só aguardar a implementação para as demais taxas. Vamos continuar com o código de barra caso a pessoa queira optar, se não poderá realizar seu pagamento via Pix, com o QR-CODE”, finaliza.