Na manhã desta quinta-feira 30, a Prefeitura de Picos, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, numa parceria com o SEBRAE – Regional de Picos (Projeto Agro Nordeste), inauguraram o sistema de irrigação por micro aspersão na Horta Comunitária de Chapada do Mocambo, zona rural do município picoense.
O referido sistema, tem 150m de comprimento, distribuído numa área de 50 por 50m quadrados. O sistema de irrigação por micro aspersão foi elaborado e montado pela equipe de engenheiros agrônomos e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.
A idealizadora da Horta Comunitária de Chapada do Mocambo, agricultora Maria Francisca, descreve a alegria em poder tocar o negócio de forma sustentável, e sobretudo rentável, aspectos basilares do referido projeto. Maria Francisca agradece os esforços da Secretaria Municipal de Agricultura pela garantia de mão-de-obra qualificada face à orientação técnica do projeto.
“Temos o prazer de receber esse sistema de irrigação, com o apoio da Prefeitura de Picos e da Secretaria de Agricultura, na pessoa do secretário Mazukiel Alves, os engenheiros agrônomos e técnicos. Era muito pesado regar com o irrigador. Hoje ficou muito mais fácil com o sistema por micro aspersão”, agradece a agricultora.
A Horta Comunitária de Chapada do Mocambo
A Horta Comunitária de Chapada do Mocambo foi idealizada pela agricultora Maria Francisca, no ano de 2019. Em seu embrião, 10 mulheres se juntaram. A ideia era trabalhar a roça de maneira sustentável, orgânica, princípio que não deteriora o meio ambiente, além de realizar alguma atividade rentável para a comunidade. Hoje, o projeto reúne 13 mulheres locais.
Nos idos de 2019, em seu começo, a Horta Comunitária de Chapada do Mocambo era tocada de forma rudimentar, ou seja, as mulheres não atentavam para princípios de cultivo sustentável, na sua grande maioria. Para manter o empreendimento, a forma de irrigação era manual, onde cada pé de alface ou tomate, recebia um pouco de água através do regador, inviabilizando substancialmente todo o processo de desenvolvimento real das hortaliças, além de causar desgaste físico das mulheres envolvidas.
Hoje, com a chegada do sistema por micro aspersão, as hortaliças recebem água de forma coordenada. Em média, são pelo menos 15 minutos diários, seja no turno matutino ou vespertino, onde os aspersores são acionados, levando água na conta certa, sem estressar o plantio das hortaliças pelo excesso do líquido. No local, trabalham-se diversas culturas, entre hortaliças, fruto (tomate e pimentão) e folhosas.
O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Mazukiel Aves, refere a preocupação do prefeito Gil Marques de Medeiros e seu secretariado em promover o desenvolvimento da sociedade picoense, em seus mais variados aspectos, seja na zona rural, ou na zona urbana.
“O prefeito Gil Marques de Medeiros sempre deixou claro que quer ajudar o homem do campo, e vem nos dando apoio para que a gente realize nossos projetos. Aqui não foi diferente. Quero agradecer aos nossos colaboradores, Sebastião Lauriano, os engenheiros agrônomos, Felipe Lucena e Glauton Moura, além das pessoas da comunidade. A gente fica muito feliz por atender às necessidades da nossa população”, pontua o gestor.
Participaram da inauguração do sistema de irrigação por micro aspersão da Horta Comunitária de Chapada do Mocambo, o secretário Mazukiel Alves, o engenheiro agrônomo, Felipe Lucena, o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Sebastião Lauriano, e demais integrantes locais do referido projeto.
Fonte: CCOM