A Prefeitura de Picos e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) inauguraram na manhã desta sexta-feira (09) a sede do Cadastro Único e do Auxílio Brasil no município. O prédio fica localizado na Rua São Sebastião, pós trás do Estádio Helvídio Nunes de Barros e garante maior acessibilidade e conforto para a população. “Com o aval do prefeito Gil Paraibano, nós estamos hoje inaugurando essa nova sede”, declarou a secretária de Assistência Social, Wiânika Alencar.
Além da sede do Cadastro Único e do Auxílio Brasil, o prédio também comportará a Coordenação da Mulher e a Coordenação da Pessoa com Deficiência.
O prefeito Gil Paraibano (PP) declarou que existem muitas políticas públicas do Governo Federal em favor da população. “Precisa que os municípios se organizem para receber esses programas e como na prefeitura não há a estrutura necessária para atender as pessoas, tivemos que alugar esse espaço que será bem aproveitado”, declarou.
A secretária Wiânika Alencar salientou que o Cadastro Único é onde “tudo começa”, pois é nele que os nomes das pessoas que precisam de um benefício público ficam registrados. A partir de então, poderão ter acesso ao Auxílio Brasil ou demais programas de distribuição de renda.
“Só com a organização é que conseguimos repassar um atendimento humanizado. Quero agradecer o cuidado e atenção da coordenadora do Cadastro Único, Núbia Cristina, como ela lida todos os dias com esse público, ela sentiu a necessidade desse espaço humanizado, e agradecer ao prefeito Gil Paraibano que não mede esforços para atender os pedidos da nossa secretaria”, frisou Wiânika.
Presente ao evento, o vereador licenciado Afonso Guimarães, o Afonsinho (MDB), informou que o Conselho Tutelar de Picos logo receberá mais um veículo conseguido pelo município.
A coordenadora do Cadastro Único e Auxílio Brasil, Núbia Cristina, comentou que devido a demanda de pessoas que procuram os benefícios sociais, conversou com a secretária Wiânika e elas apresentaram ao prefeito a ideia de um lugar específico para atender aqueles que precisam dos benefícios.
Núbia Cristina salienta que muitos que procuram os benefícios são idosos, mulheres gestantes, mães e que se deslocam de locais distantes. “E aqui é um local amplo, ficou várias salas onde as pessoas podem ser bem atendidos, ficou bem dividido, ficou um conforto maior que estamos oferecendo à população”, comentou a coordenadora.