Por: Maria Ivonete
Visando a possibilidade de retorno dos Colégios particulares de Picos desfilarem no desfile Cívico de 7 de setembro, a Prefeitura Municipal de Picos, na gestão do Prefeito Gil Paraibano, promoveu nesta sexta-feira, 04 de agosto, reunião com os gestores e representantes do Instituo Monsenhor Hipólito (IMH), Centro Integrado Senador Nilo Coelho (SESI), Colégios Santa Rita, São Judas Tadeu e Machado de Assis, para discutir sobre a temática.
A reunião aconteceu sob a supervisão da Primeira-Dama do Município, Diana Belo, e contou com a presença do Prefeito Gil Paraibano, além da Secretária de Educação de Picos, Noêmia Marques e da Coordenadora de Comunicação Social do município, Fátima Miranda.
A Primeira-Dama, Diana Belo, explicou que a reunião foi bastante proveitosa, e destacou que o retorno das escolas particulares ao desfile de 7 de Setembro será um momento histórico.
“O prefeito Gil Paraibano me pediu para que pudéssemos convidar os diretores de escolas particulares de Picos, visando a organização do desfile 7 de setembro, e realizamos, com a presença do prefeito, esse encontro para ratificarmos o convite e ficamos felizes em ver que todos atenderam ao nosso chamamento! A reunião foi muito produtiva e será um marco histórico esse retorno das escolas privadas ao desfile democrático”, ressaltou.
A gestora do Instituo Monsenhor Hipólito, Irmã Ana Teresa, destacou que foi um encontro muito rico de conhecimento e integração entres os colégios e a gestão. “Foi um momento muito rico de conhecimento e partilha de ideias. Há muitos anos não existe mais essa pratica em nosso município, da participação das escolas particulares no desfile de 7 de setembro, então é momento ímpar para que possamos ver a possibilidade desse retorno. Reconhecemos essa iniciativa e agradecemos ao Prefeito, Gil Paraibano e à Primeira-Dama, Diana Belo, por esse convite bastante significativo”, frisou.
Na ocasião, a representante do Colégio Santa Rita, Andréa Karla, agradeceu pelo convite e enfatizou que levará a ideia para os demais gestores da instituição. “Queremos agradecer esse convite, e destacar nossa admiração por essa iniciativa importante, para o resgate da história da educação de Picos. Agora, vamos levar a ideia para a Escola e o restante dos colaboradores e ver a possibilidade de fazer neste ano uma pequena participação”, contou.
A Diretora do SESI, Francisca das Chagas, falou sobre o interesse que o órgão tem em participar do desfile. “Receber esse convite para nós é motivo de honra e orgulho, nós temos o maior interesse em participar. Mas, como fazemos parte da rede SESI de Educação, nós precisamos de autorização da gerência, então vou levar o convite para uma reunião com eles em Teresina, e lá será decidido a nossa participação”, explicou.
O Diretor do Colégio São Judas Tadeu, Daniel Bonfim, parabenizou a gestão pela iniciativa e enfatizou que o colégio irá participar do desfile. “Primeiramente quero parabenizar a Prefeitura e a Primeira-dama, Diana Belo, pela iniciativa de resgatar um pouco da cultura do Brasil e de Picos, pois, as escolas particulares há muitos anos não participavam do desfile de 7 de Setembro. Então, é um momento histórico, este momento que estamos vivendo hoje, com essa reunião dos principais colégios particulares de Picos, para tomar uma decisão importante sobre esse resgate e o Colégio São Judas se posicionou de forma positiva que irá participar do desfile”, disse.
O Diretor do Colégio Machado de Assis, Francisco Machado, contou que é gratificante ser lembrado para participar do desfile, e enfatiza que é um momento de integração das escolas no ato democrático. “Ficamos felizes com o convite que o Prefeito Gil Paraibano e a Primeira-dama, Diana Belo, tiveram em relação as escolas particulares de integrar elas no desfile Cívico de 7 de Setembro, que em Picos é um momento muito movimentado e com grande tradição. Então, vamos avaliar com muita positividade o convite”, pontuou.
A equipe de coordenação dos trabalhos que preparam o desfile, já estão em fase adiantada de atividades para que o desfile deste ano consiga superar o der 2022, levando ao público, além de um belo e organizado evento cívico, possa garantir segurança e conforto para o público.
CCOM-PMP