Em novo decreto (55/2020) assinado pelo prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), nesta segunda-feira (13), após reunião do Comitê de Fiscalização, realizada no Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), ficou determinado que o comércio da cidade permanecerá fechado até o dia 30 de abril. O documento também trata sobre o fechamento das divisas do município para veículos de transporte intermunicipal de passageiros, ônibus, micro-ônibus e vans, a partir da 00h00 da terça-feira (14) até o final do mês.
O procurador geral do município, Maycon Luz, informou que a reunião foi convocada pelo prefeito, ocasião em que discutiu-se a situação da cidade quanto a pandemia. Mesmo sem nenhum caso confirmado, as autoridades temem a subnotificação de pacientes com coronavírus, destacando a grande circulação de pessoas que por aqui passam diariamente.
“Seguido a orientação do Governo do Estado e da própria OMS (Organização Mundial de Saúde) o prefeito de Picos, juntamente com o comitê, decidiu prorrogar os prazos de suspensão das atividades comerciais até o dia 30 de abril, seguindo o próprio decreto do Governo do Piauí”, explicou.
Com isso apenas as atividades consideradas essenciais continuarão em funcionamento, como mercearias, mercados, supermercados, açougues, farmácias, e os demais já especificados nos decretos anteriores. As casas lotéricas poderão continuar funcionando das 8h00 ao meio dia e das 14h00 às 18h00. Nesse intervalo devem fazer a higienização do estabelecimento.
O procurador também falou que a medida restritiva quanto ao transporte de passageiros se deve para evitar que pessoas com coronavírus entrem no município. “Sempre visando resguardar a saúde das pessoas”, comentou.
O decreto também suspendeu o prazo de validade do último concurso público (2016) da Prefeitura de Picos por 30 dias, ampliando assim a sua vigência