A prefeitura de Picos comunicou que não seguirá o Decreto n° 19.100/2020, assinado pelo governador Wellington Dias (PT), que previa o aumento das restrições econômicas para o sábado e o domingo (18 e 19). Portanto, os estabelecimentos comerciais, que já estavam autorizados a reabrir, devem funcionar normalmente dentro da cidade, ao contrário do que deve acontecer no restante do Piauí.
Para essa decisão que contraria o governo do estado, a prefeitura de Picos argumentou que o decreto estadual foi publicado apenas nesta sexta-feira (17) e que não haveria tempo hábil para a “organização e o planejamento dos setores atingidos com a suspensão”. Apenas farmácias e estabelecimentos à beira das rodovias estavam autorizados a funcionar. Nem os supermercados poderiam receber clientes, mas agora já poderão abrir as portas normalmente.
O decreto assinado por Wellington Dias data de 15 de julho. Quando determinou a retomada das atividades econômicos, ele informou que haveriam restrições nos finais de semana ao longo de julho.
Dessa forma a prefeitura autoriza que os estabelecimentos comercias, que já vem em funcionamento, podem abrir as portas no final de semana, bem como a continuidade os serviços de transporte intermunicipal de passageiros.
O Município decidiu que seguiria os decretos estaduais, desde 27 de junho, quando o juiz da 2° Vara da Comarca de Picos, Marcos Antônio Moura Mendes, determinou o fechamento do comércio local que vinha em processo de reabertura desde o dia 08 de junho.
O Ministério Público do Piauí (MPPI) havia entrado com uma ação pedindo que a retomada das atividades econômicas fosse suspensa em Picos. A decisão de hoje por parte da prefeitura surpreendeu.