DestaquesEducação

Prefeito e secretária de Educação debatem implantação do ensino de tempo integral em Picos

O prefeito Pablo Santos e a secretária de Educação, Mary Dantas, debateram na sexta-feira (14), com o Ministério Público do Piauí (MPPI) e os vereadores o fim do ensino multisseriado e a implantação do ensino de tempo integral nas escolas municipais de Picos. O objetivo da medida é reorganizar a educação pública municipal e oferecer maior qualidade de ensino para as crianças.

Pela manhã, o gestor e sua equipe estiveram na 3ª Promotoria de Justiça em audiência com o promotor Antônio César Gonçalves Barbosa e representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Durante o encontro, a Secretaria de Educação apresentou o projeto que propõe a reorganização das escolas municipais e a implementação do ensino em tempo integral.

Logo em seguida o grupo seguiu para a Câmara Municipal de Picos, onde apresentou a proposta aos vereadores, destacando os benefícios esperados com a reestruturação da rede escolar.

A secretária Mary Dantas informou que o MPPI repassou algumas orientações e acatou o projeto que lhes foi apresentado, pois é a melhor forma de implantar o ensino em tempo integral em Picos.

“Na rede estadual, quase 100% do ensino é integral, e queremos neste ano introduzir esse ensino de tempo integral; queremos acabar com as escolas multisseriadas, pois os alunos não aprendem e não são alfabetizadas na idade certa”, relatou.

Mary Dantas reforçou que o aluno precisa ter mais oportunidade e mais equidade para que tenha mais oportunidades no futuro, além de garantir que o estudante permaneça na escola. “Vamos dar uma educação de qualidade; vamos iniciar com um percentual de 80% da rede de ensino em tempo integral”, declarou.

O prefeito Pablo Santos disse que prefere usar o termo “reorganização” do ensino municipal uma vez que buscarão a melhoria da qualidade de ensino.

“Neste momento, o que precisamos é de uma boa comunicação com a sociedade. Estaremos indo às comunidades apresentar nossa proposta e tenho plena confiança de que todo pai quer o melhor para seus filhos. Quando essa reestruturação começar a mostrar resultados, os próprios pais serão os primeiros a se mostrarem satisfeitos. Queremos proporcionar um futuro promissor para nossas crianças e elevar a qualidade da educação em Picos”, declarou o prefeito.