Hoje (19) divulgamos uma reportagem com o pré-candidato a prefeito de Picos, advogado Glauber Silva (PDT). Ele falou dos seus planos iniciais para a cidade, caso seja eleito no pleito desse ano, e na expectativa de que as eleições ocorram de forma limpa, destacando a conscientização da população. Oriundo do movimento estudantil, ele evoca as inúmeras manifestações ocorridas na cidade em protesto contra decisões políticas controversas. “Sonho que essa cidade faça valer seu espírito de coragem e ousadia”, declarou. A matéria com Glauber segue o que é determinado pela Lei Eleitoral n° 9.504/97, concedendo igual espaço a quem colocará o nome à disposição da população nas eleições municipais de 2020.
O pré-candidato afirmou que Picos precisa de uma mudança que impacte a estrutura administrativa da cidade, indo desde projetos para a agricultura até abertura de ruas e reorganização do trânsito, para dar vazão ao fluxo de veículos, diminuindo os congestionamentos.
Dentro dessas mudanças iniciais, ele fala no fim da locação de imóveis. “Picos terá um Centro Administrativo à altura do seu povo e o patrimônio público será todo mapeado e revitalizado. Assim, nos primeiros meses as locações (de prédios e veículos) serão distratadas por bem do interesse público e milhares de reais serão economizados e investidos no que é nosso”, declarou.
Glauber também reforça a necessidade da população participar das decisões administrativas, através de reuniões comunitárias e audiências públicas de prestação de contas. “Ou seja, a moralidade administrativa terá início com a participação popular efetiva”, comentou.
Quanto às decisões imediatas a serem todas em favor da cidade, ele menciona a convocação dos aprovados no último concurso público, realização de um novo certame e saldar a dívida do Município com o Picos-Prev. “Retirar as duas feiras livres das praças Matias Olímpio e Justino Luz dariam um grande fôlego para o trânsito e para a cidade. A área externa do Novo Mercado está praticamente pronta e as feiras poderiam ser transferidas para lá”, declarou.
Sobre a geração de emprego e renda no município, Glauber diz que é importante implantar capital de giro , realizando parcerias com os Bancos do Brasil e do Nordeste, o que favoreceria os pequenos empreendedores.
Sobre a escolha do vice que deverá compor a sua chapa no futuro, ele disse que gostaria que um dos nomes que está se colocando como pré-candidato a prefeito pela terceira via, pudesse compor com ele, ou o tenente-coronel Edwaldo Viana ou o patrulheiro da PRF, Júnior Nobre, embora saiba que eles têm projetos próprios. O advogado também citou nomes do próprio partido, dentre eles a professora Adnaid Rufino e a enfermeira e agente comunitária de saúde Karina Bonfim, como possibilidades para ocupar a vaga.
Ele informou que já teve conversas com o ex-prefeito e pré-candidato Gil Paraibano e o ex-prefeito José Neri de Sousa, que lhe pediram apoio nesse peito, mas frisou que não há possibilidade de declinar da sua pré-candidatura a prefeito. Glauber destaca que o seu partido, o PDT, possui um projeto nacional, tornando importante o lançamento de candidaturas no máximo de municípios brasileiros nesse ano de 2020.
“Contudo, o PDT tem atualmente um projeto nacional importantíssimo que é levar o nordestino Ciro Gomes à presidência da república em 2022. Somado a isso, a legenda quer se fortalecer no Piauí nesse processo de reconstrução partidária, inclusive destacando a candidatura própria como exigência”, declarou.
Sobre o impacto representado pela pandemia do coronavírus nesse período que antecede o início da campanha, Glauber lamenta a impossibilidade dos contatos com as pessoas, o que vai reforçar as articulações através da internet. Ele acredita que o dia das eleições será adiado para novembro ou dezembro, embora lamente a manutenção do calendário eleitoral.
Por fim, Gláuber disse esperar que “população possa, agora em 2020, eleger alguém que não é de família tradicional, que não tem dinheiro, mas que por onde passou deixou marcas positivas”.