Os moradores de Ipiranga do Piauí irão lançar o livro “Ipiranga 60 anos: história, memória e cultura de um povo”, sobre a história do município, no próximo dia 15 de dezembro, no Centro Cultural Poliesportivo da cidade. A obra foi idealizada e organizada pela jornalista e doutoranda em História do Brasil Daiane Rufino Leal e pela professora e ex-vereadora Maria Helenita Rufino e conta com a participação de 37 autores da própria cidade.
A publicação é composta de 30 capítulos com temáticas das áreas de arqueologia, cultura, meio ambiente, economia, esportes, religião, costumes, saúde, educação, culinária, política, urbanização e comunicação. O livro contempla diversos gêneros textuais: artigos científicos, dando oportunidade para que os pesquisadores da cidade que já haviam realizado pesquisas em suas áreas pudessem publicar; relatos de memórias; biografias individuais e familiares.
“O livro foi elaborado a partir da perspectiva de pessoas da própria comunidade, com informações baseadas nas memórias. Os textos se configuram no espaço de uma saudade do que se viveu, portanto com forte perspectiva subjetiva dos entrevistados, mas com grande valor para a história e como experiências de outrem e outrora”, detalha a jornalista Daiane Rufino.
A organizadora Maria Helenita explica que o livro é resultado de um projeto que foi desenvolvido ao longo de um ano. “Os moradores mais antigos do município foram provocados a contar narrativas sobre o passado a partir de suas memórias, de suas vivências e experiências nos espaços urbanos e rurais e nos seus laços familiares e afetivos que constituíram suas histórias de vida pessoais, mas também a história do cotidiano da população”, destaca a professora.
O professor do IFPI e prefeito de Ipiranga Elvis Ramos Vieira, que também é autor e organizador da obra, ressalta a importância cultural deste projeto. “Estamos construindo uma identidade a ser assumida pelas atuais e futuras gerações de ipiranguenses, valorizando o povo da cidade, suas lutas e contribuições sociais, políticas e culturais”, enfatizou Elvis Ramos.
O livro foi publicado pela editora Quimera e contou com o apoio da secretaria municipal de Educação de Ipiranga e da Prefeitura local. O secretário de Educação Gilberto Vieira informou que a obra será distribuída às escolas públicas da cidade e disponibilizada à população através das bibliotecas. “Esta publicação é um documento histórico e material didático a ser lido e discutido pelos jovens nas escolas e nas bibliotecas como instrumento de uma educação contextualizada nas experiências históricas do município”, ressaltou Gilberto Vieira.
O lançamento é organizado pela secretaria de Cultura do município e acontece no dia em que Ipiranga comemora o aniversário de 60 anos de emancipação política e está incluso nas festividades promovidas para a data.
Mais informações:
Daiane Rufino (86) 9 9800-2244