A Polícia Civil de Picos registrou um aumento de 125% nas ocorrências relacionadas a violência doméstica no ano de 2021 em comparação com 2020. Foram instaurados 187 inquéritos para apurar crimes praticados contra as mulheres no município. Ainda durante o ano passado, 231 mulheres solicitaram medidas protetivas contra agressores.
Destaca-se que diferente de 2020, quando as pessoas estavam mais em casa, 2021 foi caracterizado pela reabertura. Não se pode, portanto, atribuir ao isolamento social o motivo para os desentendimentos e agressões contra mulheres.
A Polícia Civil estimula que as mulheres vítimas de violência doméstica procurem a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) e denunciem. A medida protetiva contra um agressor pode ser solicitada nessa mesma delegacia.
“A medida protetiva de urgência pode ser solicitada na DEAM durante o expediente normal, ou na Central de Flagrantes durante feriados e finais de semana (qualquer horário). Após solicitar a medida protetiva de urgência, a vítima terá uma decisão judicial em até 48h”.