DestaquesSaúde

Picos registrou 26 mortes pelos coronavírus apenas em agosto

Foto: Jailson Dias

A cidade de Picos registrou 26 mortes provocadas pelo coronavírus apenas no mês de agosto, ao todo 57 pessoas perderam a vida para a Covid-19 no município. Os 31 dias de agosto representam quase 50% do total de óbitos verificados na cidade desde que o primeiro caso foi registrado no dia 15 de abril. Destaca-se ainda que nos dois primeiros dias de setembro, três picoenses perderam a vida.

O elevado número de óbitos verificados no mês de agosto pode ser explicado pelo crescimento da taxa de transmissibilidade da doença. No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na noite da quarta-feira (02), consta que 2.861 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus em Picos. O número de recuperados também cresceu bastante, 2521 pessoas estão livres da doença.

Em entrevista anterior o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, informou que o crescimento da taxa de recuperados se deve ao fato de muitas pessoas terem sido infectadas anteriormente.

Contudo, como já dito, o grau de transmissibilidade permanece bastante elevado. O secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, se manifestou sobre a situação de Picos, dizendo que ela era bastante preocupante e que as atenções do governo do estado estão voltadas aqui para a cidade.

A taxa de transmissibilidade em Picos está em 1.25, ou seja, cada 100 pessoas contaminam outras 125 pessoas.