Picos registrou o oitavo homicídio de 2020 neste final de semana. Segundo informação do 4° BPM, um jovem foi morto com três disparos de arma de fogo às 22h00 do último sábado (15), na Rua Vila Custódio, bairro Ipueiras. O homicídio aconteceu na casa da vítima, quando dois homens em um gol branco desceram e efetuaram três tiros, empreendendo fuga em seguida. O SAMU ainda foi acionado e socorreu o jovem, levando-o até o Hospital Regional Justino Luz (HRJL), mas ele não resistiu.
Os dois suspeitos de cometerem o homicídio foram encontrados pela Polícia Militar após diligências. Eles estavam em um depósito de gás, com os dois foi encontrada uma arma de fogo. O veículo utilizado na fuga não foi localizado. Os dois foram conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Com essa morte, Picos chega a uma triste média de um homicídio por mês nesse ano de 2020, embora o último tenha sido verificado em abril.
O mês e março foi o mais violento até agora, com três mortes em 30 dias. Na época, quando se iniciava o isolamento social, a Polícia Civil encontrava dificuldades para realizar as investigações devido a ausência de testemunhas. As pessoas procuradas alegavam que se encontravam-se em casa e nada tinham visto.
Há ainda o caso do pedreiro Joilson Pereira, morto em uma controversa ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de 03 de junho.