Levantamento realizado pelo Boletim do Sertão baseado nas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostrou que Picos registrou 57 novos casos de coronavírus ao longo de uma semana, entre o domingo, 07, e o sábado, 13 de junho. Embora o comércio tenha começado a abrir as portas ao longo dos últimos dias, os novos casos não podem ser considerados como oriundos desse fato, uma vez que o vírus fica mais de 14 dias no organismo humano sem apresentar sintomas.
Enquanto isso, o número de recuperados ao longo da semana passou de 81 para 92. Como o tratamento da Covid-19 é longo, entende-se que a progressão das pessoas recuperadas seja mais lenta. Os óbitos permanecem em seis. O último foi registrado na noite de 06 de junho.
Quanto aos bairros, o Junco, com 37 casos, e o Canto da Várzea, com 28, são os que registraram o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Quanto aos povoados, o Valparaíso aparece com 08 e as Carnaíbas com 05.
Pessoas de todas as faixas etárias tem sido atingidas pela doença, sem grande diferença entre idosos e jovens. Portanto, a curva de contaminação permanece ascendente. Ainda não chegamos no pico.
Quanto ao Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL), o boletim divulgado na noite do sábado (13), mostrou que duas pessoas estão internadas na UTI Covid, enquanto 12 estão na enfermaria para tratar da doença. Já foram registrados 28 altas hospitalares e 12 óbitos desde o início da pandemia. Os pacientes são dos municípios de Elesbão Veloso, Campo Grande, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Pimenteiras, Ipiranga e Picos.