O município de Picos recebeu 750 doses da vacina CoronaVac contra o coronavírus nesta terça-feira (19) e a campanha de imunização começa na manhã da próxima quinta-feira (21). Segundo o secretário de Saúde, Aldo Gil, o treinamento para os profissionais da saúde começa ainda hoje, e os primeiros a serem vacinados serão os profissionais de saúde e as pessoas com mais de 60 anos que vivem no Abrigo dos Idosos Joaquim Monteiro.
“Esse é um momento de muita alegria, esperado por todos, é a largada para a resolução do problema”, declarou o secretário.
Sobre quando as próximas doses da vacina chegarão a Picos, Aldo Gil disse que o governo do estado informará na quarta-feira (20).
A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, enfermeira Mariana Fontes, explicou que o governo do estado orientou o Município a escolher quatro postos de saúde com melhor estrutura para realizar a imunização. As unidades básicas escolhidas para sediarem a campanha de imunização estão localizados no Centro, bairro São José, Canto da Várzea e Junco.
Mariana informou que a vacinação acontece em duas etapas, com intervalo de tempo entre uma e outra entre 14 e 28 dias. Sobre uma possível resistência por parte do público alvo a não se imunizar, a coordenadora explicou que a eficácia da vacina é uma garantia para que as pessoas mais se convençam da necessidade de estar vacinadas.
Não podem ser vacinadas imediatamente pessoas que estão febris, tenham testado positivo para a Covid-19 ou estejam com sintomas. Nesses casos elas devem esperar até se recuperarem.
Quanto as demais pessoas, Mariana pediu que tenham paciência pois a campanha vai se ampliando à medida que as doses forem chegando.
Wellington Dias declarou que espera vacinar 700 mil pessoas até abril deste ano.