DestaquesPolítica

Picos: pré-candidato ao governo pelo Patriotas fala em registro das propostas em cartório e promete renunciar caso não as cumpra

Pré-candidato Gustavo Henrique

O pré-candidato ao governo do estado pelo Patriotas, Gustavo Henrique, está em Picos conversando com lideranças políticas e com a população sobre as propostas para o Piauí. Em entrevista ao Boletim do Sertão, ele afirmou que registrará o seu plano de governo em cartório e promete renunciar caso não cumpra as propostas. “Não é só registrar, vamos assinar uma cláusula de renúncia caso haja descumprimento de algum ponto desse plano de governo”, declarou.

Gustavo Henrique informou que o plano de governo está sendo elaborado por uma equipe técnica. O pré-candidato destaca que não nomeará políticos em exercício de mandato para as secretarias de Saúde, Educação e Segurança, por entender que as políticas a serem adotadas nessas pastas devem ser de Estado. “Aí concurso tem de ser rotina, precisamos de 3.500 homens, todo ano, nos próximos quatro anos, para chegar a um patamar ideal na Polícia Militar”, frisou.

Os concursos, segundo Gustavo Henrique, seriam estendidos para as demais áreas da segurança e também da saúde, educação e outros setores do governo. Além do certame para os bombeiros, ele propõe a criação de brigadas de incêndio nos municípios. “Também queremos fomentar a criação das guardas municipais, pois os municípios precisam participar da segurança pública”, ressaltou.

Ele propõe concurso para o Detran do Piauí, onde o último certame foi realizado em 1973, além de vincular este órgão a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, como era anteriormente. Outro ponto é a autonomia financeira da Uespi, algo que já vem sendo pedido pela sociedade.

Gustavo Henrique declarou que Picos é “uma cidade importante para o Estado”, o motivou a fazer essa visita . Sobre a sua pré-candidatura, ele afirmou que ela surgiu da visão dos partidos colocarem o seu nome para o eleitorado, propondo um caminho que não seja nem direita nem esquerda. “Estamos mostrando para o eleitor que o Patriotas é uma opção real e de verdade; nosso partido não tem candidato a presidente da República e não estamos apoiando ninguém nesse primeiro turno”, declarou.

Biografia

Gustavo Henrique é servidor público e milita na política desde os movimentos estudantis. Ele assessorou Mão Santa durante o governo deste, que se estendeu de 1995 a 2001. Também trabalhou na Assembleia Legislativa do Piauí, na Câmara dos Deputados e no Senado. “Temos uma visão de como funciona a política, do que podemos fazer e do que não podemos fazer, sem hipocrisia, com muito espírito de humildade, temos de fato como fazer que o Piauí mude a sua realidade”, declarou Gustavo Henrique.