A Polícia Militar prendeu na sexta-feira (09) um agricultor, cujo nome não foi identificado, suspeito de quebrar os dentes do seu animal de estimação, uma cachorra. Ele reside no povoado Morro da Areia, que fica próximo ao bairro Ipueiras. Segundo informações das voluntárias da ONG Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), a entidade recebeu uma denúncia anônima do crime e acionou a polícia. Ao chegar ao bairro, a guarnição, que contava com dois policiais, se deparou o suspeito.
Os militares o conduziram até a sua residência, onde apuraram a veracidade do crime. A cachorra estava amarrada junto a um muro com os dentes quebrados. O dono do animal confessou que quebrou os dentes da cachorra com uma pá. Ele relatou que chegou em casa sob efeito do álcool e viu que uma das suas galinhas tinha sido morta pelo canídeo. Revoltado, ele dispôs da ferramenta cometeu a agressão.
Ante a situação, os policiais lhe deram voz de prisão e o conduziram até a Central de Flagrantes em Picos, onde o suspeito foi enquadrado na Lei n° 14.064/2020, também conhecida como Lei Sansão, que torna mais severas as punições contra autores de crimes contra os animais.
Pelo Piauí, os relatos de pessoas presas enquadradas nessa lei tem se multiplicado, mostrando que não há tolerância para quem agride os animais.
Quanto a cachorra, a APAPI fez o resgate e levou o animal até o veterinário, onde ela foi medicada e castrada. Ela foi encaminhada para um novo lar. O autor das agressões continua preso na Central de Flagrantes.