O Picos Cidade Junina já virou tradição entre os picoenses, acontecendo a segunda edição neste ano de 2024. O evento cultural é gratuito ao público e organizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino e conta com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur). A mobilização dos grupos juninos foi realizada pela Federação das Quadrilhas Juninas do Piauí (FEQUAJUPI).
Na primeira noite, entre os artistas que se apresentaram, estão os cantores Taty Girl, Guilherme Dantas, Kátia Cilene e Jany Santos. Na segunda noite, a animação foi por conta de Paloma Nunes, Vitor Amaral, Wesley Safadão e Seu Desejo.
Zé Neto, secretário de Turismo, destaca a importância de um evento como esse para os picoenses. “Conseguimos atrair visitantes, Picos é um polo, ao redor de Picos temos mais de 40 municípios, estados vizinhos que estão a menos de 200km que converge para a cidade durante essa festividade junina, Picos Cidade Junina abre o calendário estadual de eventos juninos, esse ano lançamos um selo de parceria com a Secretaria da Cultura, o Piauí Junino tem todo um calendário de eventos que está sendo patrocinado pelo governo do estado do Piauí, esse evento é um deles e é o que abre o mês”, afirmou o secretário.
O deputado Pablo Santos também falou sobre a festividade. “Somos pioneiro quando lançamos o primeiro Picos Cidade Junina e agora estamos aqui no segundo ano, uma celebração que está no calendário de eventos do estado, isso só foi possível com a ajuda do governador e de outros parlamentares e também com setores privados que é uma parceria importante para que fosse possível a realização de um evento com esse porte, esse é o nosso sentimento, colocar Picos num cenário não só de destaque no Nordeste mas de todo o país”, ressaltou o deputado.
Leonardo Carlos, presidente da associação Brincantes e produtor do evento, pontua sobre a organização. “Picos entrou para o calendário nacional de grandes produções juninas, trouxemos a expertise de grandes festivais para dentro desse grande projeto, inicialmente seria só com bandas e depois veio a ideia de trazer o movimento junino, surgindo a ideia do nome “Picos Cidade Junina” que leva essa identidade, toda a produção de ornamentação do espaço foi baseada na identidade cultural da cidade, como o mel e as estruturas de prédios populares aqui da cidade de Picos, então com certeza o evento só tem a crescer a cada ano, além disso, a área das quadrilhas vemos um público mais família, o lado da arena de shows é mais a juventude, tendo uma programação para todos os gostos”, destacou o presidente.
O Picos Cidade Junina foi realizado pela empresa Pronome Produções e evento, contando com o patrocínio do Governo do Estado do Piauí.
Confira fotos do evento da segunda noite!
Fotos do show e do público