Com apenas 22 anos, o atleta Cleiton dos Santos Silva coleciona títulos em torneios de Jiu-Jitsu, arte marcial extremamente popular no Brasil. Em entrevista ao Boletim do Sertão ele informou que começou a praticar o esporte aos 15 anos e se dedica aos treinos diariamente. Cleiton já foi campeão Brasileiro, Cearense, Piauiense e Picoense.
No momento ele usa a faixa azul adulto e luta na categoria até 57,5 kg. Cleiton afirma que tem duas motivações para investir no esporte e seguir lutando. “Creusa e Toinha”, nomes da sua mãe e da sua avó. “Vejo que o jiu jitsu ainda vai mudar a minha vida e a delas”, declarou.
Em uma cidade que é um celeiro de atletas em vários esportes, Cleiton informou que recebe patrocínios privados para seguir carreira, dentre eles: Loja Noroeste, Gráfica Picoense, Loja de Suplementos Word Esporte. Para custear as despesas pessoais ele desenvolve outros trabalhos.
Os treinos diários acontecem no Posto Rede BB, sob a orientação do professor de Jiu-Jitsu João Carlos Nunes Maia. No momento Cleiton Santos está focado em disputar o Campeonato Mundial, que acontecerá na Califórnia – Estados Unidos em 2021.
Contudo, além do Jiu-Jitsu ele também pratica Muay-Thai e já disputou lutas oficiais, conseguindo uma vitória em apenas 35 segundos em Picos.
Cleiton, assim como tantos outros é mais um atleta picoense que tem futuro, para o qual a sociedade deve olhar com atenção e prestar-lhe apoio para que a sua carreira continue a vingar. O seu trabalho pode ser acompanhado através do Instagram: @santoscleiton60.