DestaquesGERAL

Piauí terá “Lei Seca” após aumento de casos e óbitos pela Covid-19

O Piauí voltará a ter restrições após o alerta das últimas semanas em relação ao aumento do número de óbitos e casos da Covid-19 no Estado. Durante a inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) de Parnaíba, na manhã desta segunda-feira (19), o Governador Wellington Dias (PT) anunciou que implantará no próximo final de semana, 23, 24 e 25 de outubro, a ‘Lei Seca’, proibindo a venda de bebidas alcoólicas, com o objetivo de conter a transmissibilidade do vírus.

O chefe do Executivo estadual já havia anunciado na semana passada que os integrantes do Centro de Operações Emergenciais (COE) iriam investigar e se reunir para discutir o crescimento dos dados, para poder avaliar e tomar novas decisões. Outra medida do governo será ampliar as equipes do programa Busca Ativa, para realizar o monitoramento dos casos na regiões de mais elevação de casos.

A ação contará com o reforço na fiscalização em relação às aglomerações de pessoas ou consumo de bebidas em locais públicos e direção sob efeito de bebida alcoólica, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Civil, Vigilância Sanitária e Ministério Público Federal. Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, a elevação se deu devido o descumprimento das normas sanitárias dos protocolos estabelecidos.

“Em uma primeira análise, os técnicos do COE observam que essa elevação do número de óbitos e de novos casos se deve ao descumprimento das normas sanitárias que estão estabelecidas pelos nossos protocolos”, disse. O Piauí registrou 9 mortes e 194 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas, mostrou o boletim epidemiológico divulgado na noite deste domingo (18) pela Secretaria de Saúde. O total de óbitos subiu para 2.295 e os casos confirmados saltaram de 106.200 para 106.394 no Estado.

Durante entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o secretário falou sobre uma possível segunda onda de transmissão e disse o COE tomará novas medidas, que serão publicadas em um novo decreto estadual. “A nossa responsabilidade nesse momento é o que nós estamos vendo dia a dia, o numero de casos de Covid aumentando, numero de óbitos também, nos estávamos em uma média que dava uma condição de estabilidade, tínhamos um declínio e agora voltamos a ter uma média que demonstra uma perspectiva de crescimento, tudo isso nos coloca em um nível de responsabilidade. Sabemos das dificuldades que passamos, o Piauí foi um dos estados que teve o enfrentamento da covid exemplar, mas agora nós realmente temos uma elevação de casos dia a dia em mais de 200 municípios”, afirmou.

Fonte: meionorte.com