O estado do Piauí possui 220 crianças e adolescentes em situação de acolhimento, de acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desse total, apenas 50 estão disponíveis para adoção, e apenas 33 já tiveram o processo de adoção iniciado.
Ainda de acordo com o CNJ, a maior parte das crianças e adolescentes em situação de acolhimento no Piauí já possui idade maior de 15 anos. As faixas etárias de 12 a 15 anos, e de 0 a três anos, aparecem na segunda colocação no Piauí, com 38 crianças cada.
O levantamento também mostra que 52% das crianças acolhidas no Estado são do sexo masculino (115) e 48% são do sexo feminino (105).
Ainda de acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) do CNJ, no Piauí existem 98 pretendentes disponíveis para realizar o processo de adoção, apesar disso, apenas 23 crianças foram adotadas no Estado desde 2019.
Brasil
Em todo o Brasil, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 30 mil crianças e adolescentes estão em situação de acolhimento em mais 4.533 unidades em todo o país. Deste total, 5.154 mil estão aptas a serem adotadas.
Uma criança ou adolescente pode receber a medida protetiva de acolhimento institucional ao se detectar uma situação de risco, negligência, abandono, maus-tratos, entre outras violações de direitos. A medida tem caráter temporário, até o retorno da acolhida, por adoção ou reintegração familiar, considerando o interesse da criança e do adolescente.
Natanael Souza( Com informações do CNJ)
[email protected]