O segundo período letivo de 2023 teve início no IFPI – Campus de Picos nesta segunda-feira (21). Oferecendo os cursos do Ensino Médio Integrado, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, especializações e o mestrado profissional em Física nos três turnos, o instituto atende mais de 1000 alunos. O diretor do IFPI, Prof. Dr. Lorenilson Leal de Sousa (Nilsim) fala sobre as metas para este novo semestre, como o combate a repetência e a evasão escolar, uma preocupação verificada em todo o Brasil.
“Nossa expectativa é que possamos diminuir à evasão e repetência escolar e que eles permaneçam no fluxo escolar”, declarou.
Antes do início do período letivo, os docentes passaram por uma capacitação cujo objetivo era aprimorar as práticas de ensino com o fim de estimular o alunado. O vestibular realizado no início do ano também teve como objetivo garantir que os discentes escolham o curso onde desejavam estudar evitando a evasão. O IFPI, portanto, tem adotado as estratégias necessárias para manter o alunado e garantir o futuro profissional e acadêmico deste.
Nilsim salientou que a direção e o corpo docente estudam formas para garantir a aprendizagem dos estudantes. “Neste início de aulas estamos empenhados em desenvolver ações para que nossos estudantes diminuam o déficit de aprendizagem e que possam avançar nos seus estudos”, comentou.
O nível de formação acadêmica dos professores do IFPI varia entre mestrado e doutorado, o que garante a eficiência do aprendizado dos alunos. Além das aulas tradicionais, são desenvolvidos inúmeros projetos extraclasse que aceleram o processo de ingresso dos estudantes no mercado de trabalho e nos níveis mais elevados de ensino. Inúmeros são os exemplos nesse sentido.
O diretor afirmou ainda que haverá um reforço para que os estudantes possam aprender os conteúdos onde tem mais dificuldade. “Vamos oferecer no contraturno atividades escolares e disciplinas eletivas livres para trabalharmos com os conteúdos em que eles têm mais dificuldades”, frisou.
O IFPI
O instituto atende atualmente 1.100 alunos, totalizando 14 turmas do Ensino Médio Integrado pela manhã; seis turmas de ADS e Desenvolvimento de Sistemas à tarde; 18 turmas que abrangem cursos técnico (concomitante e subsequente – administração, eletrotécnica e informática), as graduações de Licenciatura Plena em Física e Química e a turma do mestrado – esta funciona às sextas-feiras e no sábado -, à noite.