Nos últimos dias muitas pessoas têm pedido que a Prefeitura de Picos tome providências quanto as aglomerações nas entradas dos bancos e casas lotéricas da cidade. Entrevistamos o prefeito Pe. Walmir Lima na manhã desta quinta-feira (30), oportunidade em que o questionamos sobre a possibilidade do poder público auxiliar no controle das filas para que haja organização.
Ele informou que o poder público tem feito demarcações para que as pessoas se mantenham a uma distância segura umas das outras. Contudo, o prefeito afirma que o principal é a conscientização da população.
“Nós fizemos a demarcação de alguns pontos em alguns bancos e vamos continuar fazendo, mas o mais importante é a conscientização das próprias pessoas”, declarou.
No entanto, o que as pessoas têm pedido, inclusive vereadores e profissionais da segurança, é que haja fiscalização e uma equipe mantendo as pessoas afastadas nas filas. As demarcações citadas pelo prefeito não estão surtindo o efeito esperado, algo visível para quem passa pelo centro da cidade ou acompanha o noticiário.
É importante destacar que a grande maioria das pessoas que engrossam essas filas são formadas por trabalhadores em busca do auxílio do Governo Federal de R$ 600, que estão ali porque precisam dos recursos. Enquanto não houver uma ação mais efetiva, as aglomerações vão continuar, campo fértil para a propagação do novo coronavírus.