Após seis meses fechado, o Parque Nacional Serra da Capivara recebe a partir desta terça-feira (8) visitantes com uma série de restrições para evitar a propagação do novo coronavírus.
Patrimônio da Humanidade, o parque – a mais antiga concentração de sítios pré-histórico – tem mais de 100 mil hectares em uma área que engloba quatro municípios. Entre eles, São Raimundo Nonato, que é uma das portas de entrada do turista. O local tem mais de 1.300 sítios arqueológicos e os achados no parque mudaram a história do povoamento das Américas.
A chefe do parque Marrian Rodrigues informou que serão reabertas oito circuitos turísticos no parque com medidas de proteção para o turista e para os servidores.
“Será uma abertura gradual e monitorada. Vamos abrir os circuitos com áreas mais abertas, continuam fechados os boqueirões e as áreas mais úmidas”, afirmou Marrian Rodrigues.
Ela conta que em alta temporada, o Boqueirão da Pedra Furada recebe em média 500 visitantes e durante a pandemia será reduzida para metade.
Lixo e preservação dos animais
A direção do parque retirou todas as lixeiras para evitar a propagação do vírus. A partir de agora, o visitante terá que trazer seu material para o descarte do lixo. Sobre os animais, a direção proíbe que o turista forneça alimento aos animais nativos do parque.
Circuitos turísticos que serão abertos no Parque Nacional Serra da Capivara:
Circuito Boqueirão da Pedra
Furada Sítio do Meio
Circuito da Serra Branca Circuito da Serra Vermelha
Trilha Hombu
Circuito da Invenção
Circuito de Caminhada
Vista panorâmica do Grotão da Esperança
Medidas restritivas:
Número de visitantes reduzido a 50%;
Visitação conduzida por grupo de no máximo oito pessoas, incluindo crianças, preferencialmente do mesmo grupo familiar ou que viagem juntas;
Para grupos escolares ou que caracterizem excursões, o permitido é de 24 pessoas, sendo três grupos visitando o mesmo circuito por vez;
Priorizar o agendamento de visitas;
Uso de máscaras e álcool em gel;
Distanciamento de 2 m;
Em hipótese alguma deve ser disponibilizado alimento aos animais silvestres;
O visitante deverá dar a destinação adequada a seu lixo gerado, pois não haverá coleta de lixo no parque;
Visitação será de 7h às 17h.
Flash Yala Sena
[email protected]