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Pandemia: Setor de serviços enfrentou queda de 6,9% em março

Os serviços de Beleza e Estética têm sido bastante prejudicados por conta do isolamento social - Foto: Reprodução

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços apresentou, no mês de março, a maior queda desde a série histórica iniciada em 2011. A queda de 6,9% em relação a fevereiro, balizada pela pandemia de coronavírus, é motivo de alerta para micro, pequenos e médios empreendedores. É a segunda retração consecutiva.

O primeiro trimestre do setor de serviços teve retração de 3% em comparação com o quarto trimestre de 2019. Dentre os 27 estados, 24 tiveram resultados negativos em março. Os estados que tiveram alta foram São Paulo, Rondônia e Maranhão. O setor de serviços tem grande importância no Produto Interno Bruto (PIB).

Os serviços de Beleza e Estética tem sido bastante prejudicados por conta da crise causada pela pandemia do coronavírus. Com isso, muitas empresas, especialmente franquias que atuam nessa área, estão precisando se reinventar para driblar este momento. A empresária Vânia Costa atua no segmento de Beleza, Estética, Saúde e Bem-Estar e está com sua empresa fechada desde que o isolamento social teve início.

“Iniciamos a quarentena na primeira quinzena de março. A primeira medida que adotamos foi estabelecer um canal de comunicação mais próximo e frequente com os clientes, seja pelas redes sociais como pelo WhatsApp. Neles, sanamos dúvidas em relação a tecnologia do serviço de depilação e reforçamos a eficácia do tratamento. Também passamos a trabalhar com a venda dos serviços por meio do pagamento digital. A cliente tem a opção de fazer a avaliação remota sem custo com a nossa fisioterapeuta e se assim desejar, realizar a compra das sessões com a comodidade de ser on-line”, explica.

Além da proposta de vendas online, as franqueadas da rede estão aproveitando as diversas reuniões por videoconferência para retornar às atividades após o fim do isolamento social. Vânia Costa comenta que, com a pausa das atividades, tem buscado reforçar a comunicação com o público alvo por meio das redes sociais, com curiosidades, dicas de skincare e demais informações pertinentes ao tratamento de depilação com IPL.

“Como forma de nos mantermos pioneiros no segmento que atuamos, estamos capacitando a nossa equipe para atuar com mais uma nova tecnologia. As nossas profissionais passam atualmente por treinamento on-line na Universidade Corporativa da empresa e contam com especialistas renomados da área para aprimorar as competências”, cita.

A empresária enfatiza que os desafios são constantes, mas que está bastante otimista com a retomada das atividades. “Adequamos o nosso espaço de atendimento conforme as normas de higiene exigidas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado e estamos acompanhando as tendências do mercado e da economia buscando ficar atentos às novas oportunidades”, completa.

Por: Isabela Lopes, do Jornal O Dia