Por: Jackelany Vasconcelos
O Centro de Atenção Psicossocial de Picos realiza um trabalho muito importante no que diz respeito ao acolhimento e tratamento de pessoas com adoecimento mental. Os resultados deste trabalho têm chegado, quando vemos os pacientes mostrando melhora e conseguindo desenvolver suas atividades. Um exemplo disso, é a Cleyde Nascimento, que na manhã desta sexta-feira (16), lançou o livro “Veredas do Tempo”. O lançamento teve apoio da Secretaria de Saúde em parceria com o CAPS II.
O livro “Veredas do Tempo”, consiste em poesias intimistas, ou seja, trata da relação da autora consigo mesmo.
A Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, contou um pouco sobre a relação da usuária com o órgão. “Hoje é o lançamento do livro de uma paciente nossa, a Cleyde do Nascimento. Ela começou a fazer o tratamento em 2021, e, quando chegou aqui, estava em desespero, e foi uma das pacientes bem difícil, pois não queria ajuda. Mas fizemos o acolhimento, fazíamos visitas, muitas vezes, ela passava mensagem à noite pedindo ajuda e a gente começava a orientar à distância, no dia seguinte fazíamos visitas, até a gente conseguir conscientizar ela, orientar da importância do tratamento e, aos poucos, fazendo psicoterapia, tomando as medicações terapêuticas, participando dos grupos oferecidos pelo CAPS, ela aderiu a esse tratamento”, contou.
Aurelândia Leal ressaltou a importância do lançamento do livro, pois isso mostra que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CAPS tem surtido efeito. “Hoje, ela está concretizando a realização de um sonho, lançando o seu livro, apoiado pelo CAPS, isso para nós é uma fonte de motivação e de inspiração, para a gente continuar ajudando as pessoas, e dizer que as pessoas que são capazes, quando aceitam o adoecimento e conseguem enxergar a importância do tratamento”, ressaltou.
A autora e paciente do CAPS II, Cleyde Nascimento, falou acerca do seu livro e frisou como o órgão contribuiu nesse processo. “É um livro de poesias, Veredas do Tempo, que fala um pouco sobre o meu relacionamento com a vida e comigo mesmo, são poesias em sua maioria intimistas, onde coloco os meus sentimentos, minha forma de ver a vida, e por tratar de sentimento, o CAPS, foi fundamental nesse processo, porque ele já estava praticamente escrito quando eu iniciei o tratamento aqui, que foi bastante eficaz no sentido de fazer superar as minhas dificuldades”, afirmou.
Cleyde Nascimento destacou ainda a contribuição do CAPS II no seu tratamento. “Conversando com a Maninha sobre o lançamento do meu livro, ela disse que ia ajudar e iria fazer o lançamento aqui no CAPS. Aqui eu fui acolhida, o tratamento foi eficaz no sentido de me ajudar a superar minhas limitações, entender melhor os processos do meu transtorno mental, e aprender a lidar melhor com eles, e eu perdi um pouco o medo e a vergonha de me expor, pois quando você lança um livro de poesias intimistas, você está sendo se expondo, e eu percebi que não devo ter vergonha, mas sim orgulho, porque estou conseguindo superar, estou conseguindo viver”, pontuou.
Representando a Secretária de Saúde, a chefe de gabinete da Saúde, Celizane Araújo, falou da satisfação, enquanto gestão, em poder contribuir para com o tratamento dos pacientes, através do CAPS. “Quero agradecer a presença de todos que estiveram aqui prestigiando o lançamento do livro da Cleyde, que é uma paciente aqui do CAPS. É uma alegria imensa para a gente, enquanto gestão municipal, dizer da importância do serviço do CAPS, dessa equipe acolhedora, que tem essa missão de resgatar vidas, que com Cleyde não foi diferente, a gente se sente muito feliz em estar aqui nesse momento ímpar na vida da Cleyde, de todos os colaboradores do CAPS e de nós, da gestão municipal”, disse.
A autora lançou o seu terceiro livro e em breve mais obras serão escritas.
CCOM/PMP